Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Caso Whindersson Nunes: Quais os riscos do nascimento com 22 semanas de gestação?

A Dra. Monique Novacek, ginecologista explica os motivos que causam um parto prematuro

A Dra. Monique Novacek, ginecologista explica os motivos que causam um parto prematuro
Morre João Miguel, filho de Whindersson Nunes e Maria Lina Deggan - Foto: Reprodução / Instagram

O primeiro filho do comediante Whindersson Nunes e Maria Lina, João Miguel, nasceu prematuro de 22 semanas no sábado, 29 de maio, ficou internado na UTI e não resistiu.  Para entender melhor as causas de um parto prematuro o SD conversou com a Dra. Monique Novacek, ginecologista e obstetra.  

São inúmeras as causas que podem levar a um parto prematuro, como má formações uterinas, rupturas de bolsa, descolamento precoce da placenta, síndromes maternas como diabetes e hipertensão gestacionais que provocam a pré-eclâmpsia. Todos esses fatores podem gerar um parto prematuro, pois altera o crescimento do feto. O uso de drogas ilícitas, álcool e tabagismo também contribuem para o nascimento precoce.

“O parto prematuro é quando acontece o nascimento antes das 37 semanas da gestação e é considerado prematuro extremos quando nasce abaixo de 30 semanas. Se ele ocorrer devido a infecções, principalmente a uterina há a ruptura de bolsa e nesses casos é necessário tratar a infecção”.   

No caso  do bebê que nasceu com 22 semanas,  todas as complicações estão muito relacionadas com a idade gestacional. O tratamento para um parto prematuro de 36 semanas, tem um desfecho muito melhor do que o nascimento com apenas com 22 semanas. Neste último, o desenvolvimento está completamente insuficiente de todos os órgãos. Há os riscos pulmonares, síndrome de deficiências respiratórias graves e ganho de peso muito pequeno, ou seja, a chance de sobrevivência nesse cenário é rara”, explica.

Apenas de 2 a 15%, sobrevivem, mas a maioria sofre com problemas neurológicos, deficiências respiratórios e pode desenvolver diversos tipos de alergia. Já os bebês de 25 a 30 semanas tem uma taxa maior de sobrevida. Mas, a gravidez é considerada sadia quando dura 40 semanas.

“Nas situações abaixo das 37 semanas existem alguns sinais que mostram que a paciente está em trabalho de parto prematuro. “Inicia uma contração de 3 a 5 minutos durantes 40 segundos aproximadamente com a barriga bem dura. Isso é um indício de trabalho de parto com esvaecimento do colo que era grosso que fica mais fino”. Em seguida começa a dilatação. Logo, esse trabalho de parto prematuro começa até evoluir para alguma dilatação de 5 a 6 cm.

“Cada paciente responde de uma maneira, mas é fundamental diagnosticar se há contrações uterinas regulares e modificação do colo para poder tratar tanto o bebê como a mãe no pós-parto”, destaca a ginecologista.

Vale ressaltar que é essencial fazer um acompanhamento durante a gravidez para prevenir esse tipo de parto. É feito um exame chamado ecografia morfológica do segundo trimestre com cervicometria para avaliação do colo uterino e rastreamento de parto prematuro. Esse exame é entre 20 e 24 semanas, em todas as gestantes. Quando o colo do útero é menor do que 2,5 cm apresenta risco aumentado para parto prematuro e a paciente tem indicação de uso de hormônio progesterona intravaginal.

Consultoria: Dra. Monique Novacek, ginecologista e obstetra.       

Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Saúde da Mulher

Os relaxamentos para soltar a lombar e o quadril são ótimas opções de exercícios para as grávidas

Doenças

Quando há predisposição genética ou quadros de obesidade é preciso ter cuidado

Vacinas

A CoronaVac é feita pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac

Diabetes

Ela é uma doença crônica que requer cuidados durante a vida inteira

Saúde Bucal

Segundo às orientações da Dra. Runa Conde, cirurgiã dentista o ideal é esperar de 20 a 30 minutos

Doenças

O mês de junho é dedicado à conscientização do diagnóstico da doença

Doenças

No Brasil cerca de 13 milhões de pessoas tem alguma doença rara

Obesidade

Crianças com sobrepeso ou obesas têm quatro vezes mais chances de ter problemas de aprendizado