Inchaço de Joelma está associado a Covid-19; especialistas comentam

Assessoria de imprensa da cantora declarou que o inchaço é sequela da contaminação pelo coronavírus. Médicas explicam relação

Inchaço de Joelma está associado a Covid-19; especialistas comentam
Inchaço de Joelma está associado a Covid-19; especialistas comentam - Reprodução Instagram

por Milena Vogado
Publicado em 02/06/2022 às 11:10
Atualizado às 11:10

Facebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

O inchaço de Joelma chamou atenção em uma apresentação recente da cantora em Parauapebas (PA). Os fãs, preocupados com a saúde da artista, questionaram o motivo nas redes sociais. Em resposta, a assessoria de Joelma declarou se tratar de “sequelas da covid”.

Joelma já foi diagnosticada com a doença três vezes, a última em janeiro. Antes disso, em outubro do ano passado, ela contou em entrevista para a Quem que ficou “deformada”. “O meu corpo inchou, eu fiquei maior que uma grávida de nove meses. Fiquei totalmente deformada”, declarou à época.

As possíveis razões do inchaço

A Dra Barbara Carneiro, médica dermatologista, explica que o edema tardio persistente é possivelmente a causa da Joelma. De acordo com a especialista, trata-se de uma complicação que pode vir a acontecer em casos de preenchimento com ácido hialurônico.

“No caso dela é um edema, que pode vir a ser causado pelo preenchimento, mas é uma complicação tardia. Ela evolui de forma benigna com [o uso de] compressas geladas e corticoide, e o gatilho é sempre um processo infeccioso”, complementa. A infecção gatilho de Joelma teria sido a Covid-19.

A médica cirurgiã especializada em dermatologia, Dra Carla Góes, vê nas sequelas da Covid a explicação para o inchaço de Joelma. “É comum que no pós Covid haja uma maior retenção de líquido, o que explicaria o inchaço em questão. Mas claro, cada caso é um caso, pois essa doença ainda é muito nova, e cada organismo pode reagir de uma forma diferente na Covid longa, que é quando não existe mais o vírus, e sim as sequelas que ele deixou. Esse pode ser o caso da cantora”, justifica.

As especialistas chamam atenção para a quantidade de preenchedor aplicada no rosto da cantora. “Pelo quadro dela possivelmente foi uma grande quantidade de preenchedor. Não uma pequena quantidade”, comenta a Dra Barbara. 

A Dra Carla afirma que é difícil avaliar o que foi feito clinicamente. “Uma das possibilidades é que ela tenha feito uma técnica um pouco mais extensa no rosto, com grandes quantidades de ácido hialurônico pegando toda a face”, declara.

Reação da vacina?

A assessoria de Joelma informou que a situação da cantora é consequência de uma das sequelas da Covid-19. Porém, entrou em discussão se as vacinas contra a doença podem causar alguma reação do tipo. Joelma tomou três doses da vacina - não foi informado qual o fabricante.

A Dra Barbara Carneiro conta que a vacina Moderna pode causar inchaço. “Ela pode causar edema, em especial em paciente com preenchimento com ácido hialurônico. Esses inchaços são chamados de Edema Tardio Intermitente Persistente (ETIP), e geralmente  costumam  sumir sozinhos”, explica.

Contudo, a médica não dispensa a importância das vacinas. “E é bom esclarecer que os benefícios da vacinação contra a Covid-19, que é uma doença que já levou a óbito tantas pessoas pelo mundo, são muito maiores do que efeitos colaterais passageiros como é o caso desses inchaços”, finaliza.

Leia também