Exercícios no período menstrual; saiba se pode ou não fazer

Especialistas ressaltam o que ocorre no corpo da mulher nesse período e como a atividade física pode impactar

Segundo o ginecologista, a prática de atividades físicas pode ajudar a combater os incômodos da TPM
Segundo o ginecologista, a prática de atividades físicas pode ajudar a combater os incômodos da TPM - Shutterstock

por Julia Natulini
Publicado em 14/07/2021 às 17:37
Atualizado às 18:10

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Já esteve naqueles dias e ficou na dúvida se deveria ou não fazer exercícios? Pois bem, nessa fase muitas mulheres se queixam de desânimo por conta da cólica, e outras, não sentem alteração alguma. Com o objetivo de entender sobre o assunto, o SD conversou com o Dr. Gabriel Monteiro, ginecologista e obstetra, professor do curso de medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e o personal trainer Gustavo José de Sá Pereira, da Instituição Eurekka Med

Segundo o especialista, durante a menstruação é normal a mulher se sentir inchada, indisposta e sem ânimo. Isso ocorre porque nessa fase é baixa a produção de estrogênio, hormônio associado à produção e ação da serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar.

No entanto, para ele, a prática de atividades físicas pode ajudar a combater os incômodos do período da tensão pré-menstrual (TPM) e durante a menstruação .Quando fazemos exercícios, nosso corpo libera substâncias, como a endorfina, que é um analgésico natural que ajuda a aliviar dores, como as cólicas menstruais, e traz aumento da disposição mental e física.

"Os exercícios elevam a temperatura corporal e estimulam a vasodilatação, o que melhora a irrigação sanguínea e alivia a sensação das cólicas e sensação de inchaço. Malhar também aumenta a produção da seratonina e pode ajudar na estabilidade emocional". 

“Se a mulher não sente nenhum tipo de desconforto no período menstrual, pode seguir a rotina normal de atividade física. Mas se há desconforto, é importante respeitar no nosso corpo e reduzir a intensidade do treino, seja de força ou aeróbico”, explica o médico.

Na visão do personal trainer, Gustavo José de Sá Pereira, o ideal é nunca mudar a rotina que está habituado. Sempre que faz um novo exercício físico ou um novo estímulo ao seu corpo causa um estresse.

“É recomendado manter aquele exercício que já estava fazendo, por exemplo, se ia todos os dias na musculação e decide correr, a mulher vai sentir muito mais no corpo dela do que se continuasse com a musculação, e recomendo que faça com mais pausas e vai intensificando até chegar no nível que está acostumada”.

Além disso, “não tem uma melhor aposta do que ser feito nesse período, isso vai de corpo para corpo. Mas, o exercício aeróbico ele causa um estresse menor em relação a musculação. Na área os dois tipos são bem-vistos, não tem um consenso é sim fazer aquele que deixa mais confortável. 

As flutuações dos hormônios, como progesterona e estrogênio, são características do ciclo menstrual. Os efeitos dessa oscilação podem ser amenizados com a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e a prática regular de atividade física. 

Os hábitos de vida influenciam diretamente todo o sistema corporal. Por isso, é fundamental a prática regular de atividades físicas, é claro, evitar alimentos que pioram a inflamação das células, como industrializados, embutidos, ou aqueles com alto teor de gordura (frituras e carnes vermelhas) e apostar em uma alimentação nutritiva rica em alimentos como hortaliças e frutas

Alimentos com propriedades anti-inflamatórias como oleaginosas, semente de abóbora, linhaça, azeite, além de alimentos rico em cálcio, nutriente que ajuda a aliviar as cólicas, como queijo branco, leite desnatado e folhas escuras. É importante também evitar o consumo excessivo de álcool, açúcar e cafeína”, finaliza o ginecologista. 

Consultorias: Dr. Gabriel Monteiro, ginecologista/obstetra e professor do curso de medicina da Universidade Santo Amaro, a Unisae o Personal Trainer Gustavo José de Sá Pereira, da Instituição Eurekka. 

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