As festas de fim de ano representam um dos momentos mais aguardados de todos. Ainda mais após duas temporadas seguidas repletas de restrições, medos, incertezas e tristezas que foram impostas pela pandemia de Covid-19.
Porém, com a vacinação fluindo bem no Brasil, o número de casos da doença diminuiu consideravelmente e, com isso, também cresceu a vontade de recuperar o “tempo perdido” na quarentena. A pandemia ainda não acabou. Mas, de acordo com especialistas, apesar de vários cuidados ainda serem indispensáveis, não é mais preciso se trancafiar em casa.
“Inclusive, é insanamente perigoso liberar carnaval. Mas, ainda não há motivos para se trancar casa. Manter máscaras e álcool, com certeza”, afirma o Dr. Antônio Ganme, médico infectologista e coordenador da UTI da Rede D'Or Jabaquara, que criou um grupo de estudos sobre Covid-19 e esclareceu alguns pontos sobre a variante Ômicron.
Dessa maneira, é natural que as festas desse fim de ano sejam mais animadas e divertidas do que as anteriores. E, para isso, é inegável que algumas bebidas – alcoólicas ou não – são fundamentais para relaxar e aproveitar o momento. Por isso, a nutricionista Danielle Toledo separou algumas vantagens e desvantagens de nove opções refrescantes para se hidratar. Confira:
Água de coco
Vantagem – Seu consumo é liberado, principalmente por ser rica em sais minerais, como potássio, sódio e magnésio. Ela ajuda a prevenir inchaços no corpo.
Tenha atenção – Em um copo de 250ml, o consumo calórico é de 60 calorias. Cuidado para não exagerar.
Caldo de cana
Vantagem – Também é uma boa opção por ter em sua composição potássio, carboidrato, cálcio e ferro.
Desvantagem – O seu consumo deve ser com moderação uma vez que um copo de 200 ml é equivalente a 210 calorias.
Chá gelado
Vantagem – Faz bastante sucesso no verão e é pouco calórico – 200 ml de chá de saquinho tem apenas quatro calorias e os prontos 100 calorias.
Desvantagem – Alguns chás têm cafeína e ela pode afetar o sono, trazer irritações no estômago etc.
Cerveja
Vantagem – Como dificilmente bebemos somente uma lata, se você não quer renunciar à gelada, o recomendado é intercalá-la com um copo de água mineral. Assim, a hidratação fica garantida.
Desvantagem – Pode dar a impressão que mata a sede, mas, ao contrário, ela estimula a desidratação e é bastante calórica: uma lata de 350 ml possui cerca de 147 calorias.
Isotônico
Vantagem – Indicado somente para as pessoas que praticam atividades físicas intensas, pois repõe vitaminas perdidas durante o intenso movimento do corpo.
Desvantagem – Não são recomendados para o consumo diário de não-atletas porque em excesso podem colaborar para o aumento de peso. Uma garrafa de 473 ml possui cerca de 109 calorias.
Suco natural
Vantagem – Possui muitas vitaminas e minerais essenciais ao organismo, como vitamina C, potássio, cálcio e magnésio.
Desvantagem – As calorias variam de acordo com a fruta utilizadas e a melhor versão é aquela que dispensa a adição do açúcar.
Suco industrializado
Vantagem – Práticos, ricos em vitaminas e minerais.
Desvantagem – Um copo de 200 ml pode conter de 80 a 140 calorias.
Refrigerante light
Vantagem – Possuem baixa caloria – uma lata de 350 ml tem entre uma e quatro calorias.
Desvantagem – A bebida conta com adoçantes e gás, que colaboram com o aumento do abdômen e dificultam a digestão.
Caipirinha
Vantagem – A mistura de álcool, açúcar/adoçante e fruta pode parecer refrescante.
Desvantagem – Não possui os benefícios das outras opções. Se ingerida em excesso, contribui para o aumento de peso.
Fontes: Dra. Danielle Toledo, nutricionista do Grupo Conexa e Dr. Antônio Ganme, médico infectologista e coordenador da UTI da Rede D'Or Jabaquara.
