Festas de fim de ano: vantagens e desvantagens de 9 bebidas refrescantes

Nutricionista revela todos os segredos das principais opções para se hidratar no verão

Saiba o que beber nas festas de fim de ano
Saiba o que beber nas festas de fim de ano - Shutterstock

por Redação SD
Publicado em 17/12/2021 às 11:00
Atualizado às 11:00

COMPARTILHEFacebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

As festas de fim de ano representam um dos momentos mais aguardados de todos. Ainda mais após duas temporadas seguidas repletas de restrições, medos, incertezas e tristezas que foram impostas pela pandemia de Covid-19.

Porém, com a vacinação fluindo bem no Brasil, o número de casos da doença diminuiu consideravelmente e, com isso, também cresceu a vontade de recuperar o “tempo perdido” na quarentena. A pandemia ainda não acabou. Mas, de acordo com especialistas, apesar de vários cuidados ainda serem indispensáveis, não é mais preciso se trancafiar em casa.

“Inclusive, é insanamente perigoso liberar carnaval. Mas, ainda não há motivos para se trancar casa. Manter máscaras e álcool, com certeza”, afirma o Dr. Antônio Ganme, médico infectologista e coordenador da UTI da Rede D'Or Jabaquara, que criou um grupo de estudos sobre Covid-19 e esclareceu alguns pontos sobre a variante Ômicron.

Dessa maneira, é natural que as festas desse fim de ano sejam mais animadas e divertidas do que as anteriores. E, para isso, é inegável que algumas bebidas – alcoólicas ou não – são fundamentais para relaxar e aproveitar o momento. Por isso, a nutricionista Danielle Toledo separou algumas vantagens e desvantagens de nove opções refrescantes para se hidratar. Confira:

Água de coco

Vantagem – Seu consumo é liberado, principalmente por ser rica em sais minerais, como potássio, sódio e magnésio. Ela ajuda a prevenir inchaços no corpo.
Tenha atenção – Em um copo de 250ml, o consumo calórico é de 60 calorias. Cuidado para não exagerar.

Caldo de cana

Vantagem – Também é uma boa opção por ter em sua composição potássio, carboidrato, cálcio e ferro.
Desvantagem – O seu consumo deve ser com moderação uma vez que um copo de 200 ml é equivalente a 210 calorias.

Chá gelado

Vantagem – Faz bastante sucesso no verão e é pouco calórico – 200 ml de chá de saquinho tem apenas quatro calorias e os prontos 100 calorias.
Desvantagem – Alguns chás têm cafeína e ela pode afetar o sono, trazer irritações no estômago etc. 

Cerveja

Vantagem – Como dificilmente bebemos somente uma lata, se você não quer renunciar à gelada, o recomendado é intercalá-la com um copo de água mineral. Assim, a hidratação fica garantida.
Desvantagem – Pode dar a impressão que mata a sede, mas, ao contrário, ela estimula a desidratação e é bastante calórica: uma lata de 350 ml possui cerca de 147 calorias.

Isotônico

Vantagem – Indicado somente para as pessoas que praticam atividades físicas intensas, pois repõe vitaminas perdidas durante o intenso movimento do corpo.
Desvantagem – Não são recomendados para o consumo diário de não-atletas porque em excesso podem colaborar para o aumento de peso. Uma garrafa de 473 ml possui cerca de 109 calorias.

Suco natural

Vantagem – Possui muitas vitaminas e minerais essenciais ao organismo, como vitamina C, potássio, cálcio e magnésio.
Desvantagem – As calorias variam de acordo com a fruta utilizadas e a melhor versão é aquela que dispensa a adição do açúcar.

Suco industrializado

Vantagem – Práticos, ricos em vitaminas e minerais.
Desvantagem – Um copo de 200 ml pode conter de 80 a 140 calorias.

Refrigerante light

Vantagem – Possuem baixa caloria – uma lata de 350 ml tem entre uma e quatro calorias.
Desvantagem – A bebida conta com adoçantes e gás, que colaboram com o aumento do abdômen e dificultam a digestão.

Caipirinha

Vantagem – A mistura de álcool, açúcar/adoçante e fruta pode parecer refrescante.
Desvantagem – Não possui os benefícios das outras opções. Se ingerida em excesso, contribui para o aumento de peso.

Fontes: Dra. Danielle Toledo, nutricionista do Grupo Conexa e Dr. Antônio Ganme, médico infectologista e coordenador da UTI da Rede D'Or Jabaquara.

Leia também