O ano de 2021, à exemplo do que foi 2020, foi um período que nos obrigou a ter extrema resiliência e força de superação. Tudo, principalmente, por causa da pandemia de Covid-19 que abalou o mundo e transformou totalmente a maneira de viver das pessoas. De uma hora para outros foi necessário se adequar ao famoso “novo normal”.
Acontece que os cuidados para evitar a disseminação do coronavírus causaram alguns efeitos colaterais importantes na sociedade. A saúde mental foi extremamente abalada com o confinamento, sem falar que as pessoas ficaram mais vulneráveis a outros problemas de saúde – muitas vezes ligados ao sedentarismo e aos hábitos ruins de permanecer em casa por muito tempo.
Foi possível constatar também que as pessoas famosas são seres humanos normais, têm os seus desafios e ficam suscetíveis à problemas de saúde, como qualquer outra pessoa. Por isso, relembramos aqui, cinco doenças e complicações que não eram tão conhecidas pela sociedade e que ficaram famosas em 2021, após atingirem pessoas com grande mídia. Confira:
Apendicite – Felipe Franco
O atleta de fisiculturismo e vereador de São Paulo, Felipe Franco, sofreu uma ruptura de apêndice no dia 14 de novembro e precisou se operado em caráter de urgência. Franco já se recuperou do problema que, geralmente, é causado por uma inflamação na região abdominal, que pode acometer qualquer pessoa.
Cistite de lua de mel – Anitta
Durante entrevista para o canal da Sabrina Sato, também em novembro, a cantora Anitta revelou que sofre de cistite de lua de mel. Trata-se de uma inflamação na região da bexiga, causada por causa do atrito constante durante relações sexuais.
Síndrome de Hashimoto – Cléo Pires
No início do ano, em suas redes sociais, a atriz Cléo Pires revelou que sofre da Síndrome de Hashimoto. O problema é uma doença autoimune causada por deficiências na produção hormonal da tireoide. Cléo segue o tratamento e convive com a enfermidade que, apesar de não ter cura, pode ser controlada com hábitos saudáveis.
Estomia – Luciano Szafir
Não é uma doença. Trata-se de uma ferramenta médica utilizada para externar algum órgão e manter o bom funcionamento dele. Luciano Szafir precisou utilizar uma estomia na região abdominal após sofrer com complicações da Covid-19. O modelo fez questão de usar uma roupa que permitisse a visualização da bolsa durante um desfile da SPFW. O motivo: conscientizar as pessoas e combater o preconceito.
Linfoma de Hodgkin – Caio Ribeiro
Trata-se de um câncer no sistema imunológico. O ex-jogador de futebol e comentarista esportivo, Caio Ribeiro, no entanto, conseguiu ter um diagnóstico precoce da doença e o tratamento obteve resultados positivos. Tanto que, no início de outubro ele anunciou que estava curado.