Além da Covid-19: 5 doenças que causaram preocupação em 2021

O ano foi repleto de desafios e cuidados com a saúde. Relembre os problemas mais curiosos

O confinamento alertou para diversos problemas e condições de saúde
O confinamento alertou para diversos problemas e condições de saúde - Shutterstock

por Redação SD
Publicado em 31/12/2021 às 12:00
Atualizado às 12:00

COMPARTILHEFacebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

Não é novidade que, desde o início de 2020, o que mais causa preocupação no mundo inteiro é a pandemia de Covid-19. Por ser causada por um vírus novo, letal e altamente contagioso, todo o planeta começou a viver em função do novo problema.

A maior mudança, talvez, tenha sido a necessidade de passar mais tempo em casa, longe de hábitos e atividades que antes eram comuns. Dessa maneira, as pessoas ficaram mais sedentárias, passaram a se alimentar de uma maneira menos saudável e, consequentemente, ficaram mais expostas a outros problemas de saúde. São os chamados efeitos colaterais da quarentena.

Não à toa, a busca por informações sobre doenças e condições de saúde cresceu consideravelmente nesse período. Principalmente durante 2021, ano em que a vacinação em massa começou a aliviar o panorama da pandemia e fez aflorar o desejo por saúde, qualidade de vida e bem-estar. Por isso, separamos as cinco doenças que causaram mais preocupação nas pessoas durante esse ano. Relembre:

Refluxo gastroesofágico

Na maioria das vezes, o refluxo gastroesofágico é causado pelo consumo excessivo de alimentos industrializados e altamente calóricos. “A combinação de comidas pesadas, refeições em grande quantidade, fora de hora, e o excesso do consumo de bebidas alcoólicas, não é adequada”, conta o Dr. Samuel Okazaki, clínico e cirurgião do aparelho digestivo.

Trombose

“A trombose é o processo de coagulação do sangue dentro de um vaso sanguíneo ou dentro do coração, formando trombos. Pode ser arterial (ocorrer em uma artéria, vaso que leva sangue aos órgãos) ou venosa (ocorrer em uma veia, vaso que retira sangue dos órgãos)”, explica o neurologista Felipe Augusto.

Halitose 

"A halitose é a situação em que a pessoa exala um odor desagradável pela boca ou pela respiração. Na maioria das vezes, ela tem causa multifatorial, mas em 90% dos casos, é proveniente da boca", explica a otorrinolaringologista Dra. Lígia Maeda, especialista em halitose do Hospital Paulista.

Alopecia 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. “O paciente também deve ficar atento, pois outras doenças autoimunes podem se manifestar, como vitiligo, problemas da tireoide e lúpus eritematoso”, relata Fabiane Andrade Mulinari Brenner, coordenadora do departamento de cabelos e unhas da SBD.

Sarna humana 

É uma doença infecciosa também conhecida como escabiose, que atinge a pele e pode manifestar sintomas como coceira intensa e vermelhidão. Segundo a dermatologista Dra. Isabela Faida Leiva, o ácaro, ao contrário dos que muitos pensam, tem como único hospedeiro a epiderme humana. Não há origem de gato, cachorro ou pelo de animal. A transmissão ocorre a partir do contato entre as pessoas contaminadas. É possível também o contágio por meio das roupas de banho e cama.

Leia também