Os benefícios da uva-passa vão além das decorações e do clima natalino que ela possui. Centro das atenções culinárias no fim do ano, ela costuma polarizar opiniões: ou você ama, ou odeia. É difícil encontra um meio-termo quando o assunto é essa frutinha doce e controversa.
Você pode até não gostar quando vê uma uva-passa no arroz ou na maionese. No entanto, é inegável que ela possui grandes benefícios para a saúde e o bem-estar do organismo. Fonte de fibras, mineiras e vitaminas ela pode evitar doenças, fortalecer o corpo e até mesmo contribuir para o processo de emagrecimento.
"Além de ser livre de colesterol e gorduras, as uvas-passas têm substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, do câncer colorretal, da osteoporose e da diabete tipo 2, na redução do colesterol total e colesterol LDL", cita a nutricionista, doutora em cardiologia e coordenadora do curso de nutrição da Anhanguera, Fernanda Maniero Banevicius.
Confira os nove principais benefícios da uva-passa, de acordo com a especialista:
1 – Reduz a fome
Consumir uva-passa pode ajudar a regular o intestino e, consequentemente, aumentar a sensação de saciedade. “Por terem fibras, as uvas-passas contribuem para o processo digestório e têm efeito laxativo, auxiliando quem tem intestino preso”, conta a nutricionista. Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar. A uva-passa, apesar de saudável, é um alimento calórico.
2 – Melhora a imunidade
“A uva-passa é rica em vitaminas de complexo B e minerais como o ferro, essenciais para prevenção de anemia. A fruta também possui o cobre, estimulante natural para a produção contínua de células vermelhas. Por fim, tem arginina e ajuda no fortalecimento do corpo contra fraquezas e mal-estar”, revela Fernanda.
3 – Fortalece o coração
“O alimento é rico em catequina, antioxidante eficaz para eliminar o colesterol e limpar as artérias, além de regular a pressão e colaborar com a boa circulação sanguínea”, conta.
4 – Ajuda a prevenir o câncer
“Por ter antioxidantes que agem contra os radicais livres, elas ajudam a evitar agentes correlacionados ao surgimento de tumores”, conta a especialista.
5 – Possui ação anti-inflamatória
“Os chamados fitonutrientes pofenólicos estão presentes na fruta e possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam na redução de febres e ação de bactérias”, aponta a nutricionista.
6 – Melhora a saúde bucal
“Um dos seus componentes é o ácido oleanolico que atua contra cáries, sensibilidade e fragilidade dentária ao impedir o desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo tártaro. O ácido ainda é útil contra o mau hálito. Além disso, por ser rica em cálcio, fortalece os dentes e seu esmalte”, afirma Fernanda.
7 – É fonte de energia
“A frutose aumenta o nível energético e ajuda a absorver minerais e vitaminas importantes. Com isso, aumenta-se o rendimento físico em atividades do cotidiano”, diz.
8 – Fortalece os músculos
“O potássio também ajuda na melhor contração dos músculos e do sistema nervoso. Quando unido a uma quantidade moderada de sódio otimiza o processo de hipertrofia”, revela a nutricionista.
9 – Deixa os ossos mais fortes
“O cálcio e o ferro não só ajudam os dentes, como também os ossos a ficarem mais fortes e resistentes. Além disso, a uva-passa tem boro, que auxilia na composição óssea”, finaliza Fernanda.