Dia Mundial de Combate à Asma é oportunidade para conhecer melhor a doença que atinge cerca de 300 milhões de pessoas no planeta
por Redação SD
Publicado em 02/05/2022 às 14:00
Atualizado às 14:00
Hoje, 02 de maio, é o Dia Mundial de Combate à Asma. Uma data simbólica para alertar e conscientizar as pessoas sobre esse problema que, infelizmente, é comum no planeta inteiro. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) a estimativa é de que a condição acomete cerca de 300 milhões de pessoas no mundo, sendo 20 milhões apenas no Brasil.
A asma, na verdade, é uma doença que atinge as vias aéreas ou os brônquios – canais que levam o ar para dentro dos pulmões. Ela costuma causar falta de ar, dificuldade para respirar, sensação de aperto no peito, chiado e tosse.
Geralmente, a asma é provocada por inflamações no sistema respiratório. No entanto, a causa exata do problema ainda é desconhecida. Acredita-se que o desenvolvimento da doença pode ter relação com fatores genéticos e ambientais.
Infelizmente, a asma não tem cura. Mesmo que os sintomas sejam controlados e não se manifestem, o problema continuará. Por isso, é fundamental manter o tratamento médico em dia e evitar algumas situações que podem agravar a condição.
Dessa maneira, com a ajuda da SBPT, separamos 9 gatilhos que podem piorar os sintomas da asma e prejudicar o bem-estar do paciente. Confira:
Fonte:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).
Leia também