Projeto verão: 5 dicas valiosas para emagrecer rápido e com saúde

Treinadora revela maneiras simples para melhorar o condicionamento físico e aproveitar os dias de calor

Saiba como realizar um projeto verão fitness e emagrecer com saúde
Saiba como realizar um projeto verão fitness e emagrecer com saúde - Shutterstock

por Redação SD
Publicado em 09/11/2021 às 08:00
Atualizado às 08:00

COMPARTILHEFacebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

Projeto verão é algo que, praticamente, todas as pessoas já tentaram ou, ao menos, pensaram em fazer. Após passar o ano inteiro com uma vida mais próxima do sedentarismo do que do mundo fitness, os dias mais quentes do ano despertam um alerta nas pessoas. Com o desejo de aproveitar a época de sol, praia e piscina, muitos iniciam uma busca intensa por um físico mais atlético.

No entanto, o projeto verão também esconde algumas armadilhas perigosas para a saúde física e mental das pessoas. A vontade de conquistar um corpo mais condicionado, muitas vezes, pode se tornar frustração. Por isso, comparar-se com influenciadores do mundo fitness costuma ser um erro. É preciso ter consciência do seu estágio atual e de onde você pode chegar em pouco tempo.

Por outro lado, apostar em medidas drásticas e agressivas para emagrecer, também pode provocar inúmeros problemas para o organismo. Para evitar que as ciladas do projeto verão prejudiquem sua saúde, consultamos a personal trainer e assessora fitness, Vanessa Furstenberger. A especialista nos trouxe cinco dicas valiosas para emagrecer com saúde, em curto espaço de tempo. Confira:

1 – Atividades aeróbicas

A profissional recomenda a prática de, aproximadamente, 30 a 40 minutos de exercícios aeróbicos – como corrida, bicicleta ou natação, por exemplo. A frequência, dependendo do seu condicionamento e preparo, deve ficar entre quatro e seis vezes por semana.

2 – Exercícios curtos e intensos

Diminuir a duração dos exercícios para elevar a intensidade é uma ótima estratégia para queimar mais calorias. Atividades como HIIT e treinos intervalados aumentam a frequência cardíaca e, consequentemente, o consumo de energia durante o dia. Fatores que contribuem também para acelerar o metabolismo e reduzir os índices de gordura corporal.

3 – Aposte em abdominais

Trabalhar os músculos do abdômen, por si só, não vai reduzir a gordura localizada. No entanto, quando essa prática é acompanhada de exercícios aeróbicos e intensos – como nos itens anteriores – pode potencializar os resultados. Dependendo do seu estágio físico atual, é possível até mesmo conquistar aquela sonhada barriga chapada.

4 – Diminua o sal, evite refrigerantes e não consuma líquidos durante as refeições

De acordo com Vanessa, são hábitos que provocam dilatação abdominal e aumentam o volume da barriga. O sal em excesso, inclusive, contribui para a retenção hídrica e a sensação desagradável de inchaço corporal.

5 – Hidrate-se com muita água

A água é fundamental para combater a retenção, evitar o inchaço e promover o bom funcionamento do sistema digestivo. Fatores que, associados, garantem uma saúde mais equilibrada e, consequentemente, favorecem o emagrecimento.

Fonte: SportLife

Leia também