Caminhada: saiba como 20 minutos por dia podem fazer diferença para a saúde

Especialistas indicam os principais benefícios que as atividades físicas proporcionam para o organismo

Caminhada é boa opção de atividade física moderada
Caminhada é boa opção de atividade física moderada - Shutterstock

por Redação SD
Publicado em 07/10/2021 às 14:00
Atualizado às 14:00

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Convenhamos, dar uma caminhada leve pela manhã e respirar aquele ar gostoso do começo do dia não é uma atividade muito complicada de realizar. A maioria das pessoas, que não possuem nenhuma limitação ou contraindicação médica, podem incluir esse hábito na rotina tranquilamente. E para aqueles que vivem sem tempo, uma notícia pode ser fundamental: 20 minutos diários já podem ser o suficiente – ou necessário.

É o que indica a mais nova recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde). De acordo com a entidade, adultos devem realizar de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana. Simplificando: 22 a 43 minutos por dia. Porém, se a rotina de exercícios for intensa, o número é menor ainda: de 75 a 150 minutos por semana. Algo que dá em torno de 11 a 22 minutos por dia.

Incluir essa carga de atividades na rotina é o mínimo para que as pessoas consigam extrair benefícios para a saúde. Lembrando que não existe um limite de tempo pré-definido para realizar exercícios físicos. Tudo vai depender do objetivo, capacidade física e da orientação adequada de profissionais de saúde.

No entanto, para as pessoas que são sedentárias e querem melhorar a qualidade de vida, começar a praticar alguma atividade física moderada, como a caminhada, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa. Dedicar, pelo menos, 20 minutos por dia para andar um pouco já trará ótimos benefícios para a saúde e o bem-estar. “Os efeitos benéficos do treinamento físico na saúde humana são parcialmente impulsionados por adaptações no músculo esquelético”, explica Marcelo Sady, Pós-Doutor em Genética.

Para motivar ainda mais as pessoas a realizarem algum tipo de atividade física, separamos algumas vantagens importantes. Confira:

Fortalece o sistema cardiovascular

Praticar alguma atividade física aeróbica, como a caminhada ou a corrida, pode potencializar o funcionamento adequado do sistema cardiovascular e melhorar a saúde do coração. De acordo com o cardiologista Juliano Burckhardt, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), esses exercícios facilitam a remoção de mitocôndrias disfuncionais nas células cardíacas.

Além disso, também pode contribuir para uma melhora geral da saúde. “A redução do colesterol é uma das coisas mais importantes a se fazer para promover a saúde geral do coração. Você precisa ser ativo por 30 minutos na maioria dos dias”, diz o cardiologista.

Favorece a saúde mental

Segundo Gabriel Novaes de Rezende Batistella, médico neurologista e neuro-oncologista, "o exercício melhora o fluxo sanguíneo e protege a memória; estimula mudanças químicas no cérebro que apuram o aprendizado, o humor e o pensamento. Correr pode criar novos neurônios, ajudando o organismo a envelhecer com saúde”.

Promove uma melhor circulação sanguínea

“A prática de exercícios físicos aumenta o fluxo da circulação do sangue e melhora o retorno venoso com a finalidade de levar oxigênio às células dos músculos e tecidos próximos. Assim como o sangue chega nos membros inferiores, ele precisa retornar ao coração para ser bombeado novamente”, explica Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Deixa as pessoas mais bonitas

Essa melhora na circulação do sangue permite que os nutrientes ingeridos durante o dia sejam bem distribuídos e absorvidos pelo corpo. “Com a melhora no fluxo sanguíneo, o sistema linfático passa a trabalhar em maior velocidade, desintoxicando o organismo e diminuindo a retenção de líquidos. Isso se reverte na pele deixando-a mais hidratada, corada e mais viçosa”, afirma Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Fonte: SportLife

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