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Como lidar com a sobrecarga no final do ano e evitar um Burnout

Cansaço causado pela rotina de fim de ano pode gerar um burnout. Médico do trabalho dá dicas para evitar o esgotamento mental

Como lidar com a sobrecarga no final do ano e evitar um Burnout
Como lidar com a sobrecarga no final do ano e evitar um Burnout - Foto: Shutterstock

Com a proximidade do fim do ano, é comum a rotina ficar mais corrida e parecer que não vai dar tempo de resolver todas as pendências antes das festas chegarem. No entanto, é importante saber lidar com as cobranças e responsabilidades para evitar um possível burnout.

Síndrome de Burnout

De acordo com o Ministério da Saúde, a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. A condição é resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

Conforme o médico do trabalho, Dr. Marcos Mendanha, diretor e professor da Faculdade CENBRAP, os principais sintomas do Burnout são:

  • Exaustão;
  • Esgotamento dos recursos físicos e mentais;
  • Nítida sensação de eficiência reduzida.

“Essa sintomatologia pode se apresentar de várias maneiras, inclusive com a diminuição da vontade de ir para o trabalho. O importante a ser observado são alterações. Se o colaborador gostava de ir ao trabalho e passou a não gostar; ou era bastante eficiente e a produtividade diminuiu; ou era comunicativo e agora está mais retraído e isolado, etc. Essas alterações podem indicar, a depender do contexto ocupacional, a Síndrome de Burnout”, afirma o especialista.

Como evitar a sobrecarga neste fim de ano

O médico destaca que os caminhos para garantir o bem-estar e preservar a saúde mental já são bem conhecidos – e também negligenciados. Ele recomenda priorizar o sono regular e suficiente, praticar atividades físicas e desfrutar do lazer e do ócio sem culpa (sempre que isso for possível). 

“Além disso, é importante, fomentar vínculos sociais saudáveis e alegradores, cultivar a espiritualidade, ter um olhar mais generoso e resignado em relação aos acontecimentos do dia a dia e, por último e não menos importante, desconexão das telas: viver de forma mais real e menos virtual”, afirma.

Dicas para descansar durante o recesso

Se você vai ter a oportunidade de ficar uns dias OFF do trabalho, saiba que esse é o momento perfeito para descansar. O Dr. Marcos diz que o sono reparador e os tempos de quietude mental são fundamentais. “Isso porque desenvolvemos várias atividades ao mesmo tempo, o que faz com que o nosso nível de atenção esteja sempre alto”, aponta.

Nesse sentido, a receita do filósofo Byung-Chul Han pode ajudar. “receita do filósofo Byung-Chul Han, é preciso que deixemos de ser hiperativos e hiperatentos, e nos tornemos mais contemplativos. Para Han, se o sono descansa o nosso corpo, a contemplação e a meditação, descansam nossa mente. Sono reparador e tempos de quietude mental, mesmo que acordados, são eficazes no nosso relaxamento e, portanto, necessários para promoção da nossa saúde mental”, explica.

E quem não vai ter recesso?

O burnout, entendido pela OMS como uma fadiga relacionada ao trabalho, não está ligado apenas a sobrecarga de trabalho, destaca o médico. Ele explica que outros fatores organizacionais, isolada ou conjuntamente, também podem estar ligados ao fenômeno, tais como: recompensa insuficiente, relacionamentos conturbados no trabalho etc. 

“Se o clima organizacional é favorável, cabe ao próprio trabalhador contribuir para sua maior saúde mental, usando das estratégias que sugeri anteriormente, mesmo que de forma intercalada ao trabalho”, afirma.

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