Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Desonestidade: entenda como age o cérebro de pessoas desonestas

Neurocientista revela o funcionamento do cérebro de pessoas desonestas. Segundo o especialista, a desonestidade apenas cresce com o tempo

Desonestidade: entenda como age cérebro de pessoas desonestas
Desonestidade: entenda como age cérebro de pessoas desonestas - Foto: Shutterstock

Você conhece alguém que usa da mentira para se sobressair de situações ou até para prejudicar outras pessoas? Bom, essas pessoas estão espalhadas em todos os lugares do mundo. A novidade é que esse comportamento que envolve a desonestidade nem sempre é apenas uma questão de caráter.

Razões por trás da desonestidade

De acordo com o PhD em Neurociências e Mestre em Psicologia, Fabiano de Abreu Agrela, a pessoa desonesta pode ser assim por uma questão de caráter ou por causa de um problema mental. “De certa forma, são pessoas que se tornam arrogantes pela própria desonestidade, para tentar balancear o prejuízo do peso de não ser honesto. Pois o certo e o errado está bem definido em nossa cultura e sociedade. Logo, o que destoa, torna-se um peso”, explica.

Segundo Fabiano, a arrogância está associada à inveja e à prepotência. Por isso, ver a honestidade de alguém, fere aos que não conseguiram conquistas através dessa maneira. “É como uma competição narcísica em que, a falta de capacidade de conseguir fazer o certo, faz odiar os que conseguem”, acrescenta.

O especialista afirma ainda que experimentos de imagens cerebrais conduzidos por Tali Sharot na University College London mostram que o cérebro se adapta ao comportamento desonesto. Os participantes mostraram atividade reduzida em seu sistema límbico à medida que contavam mais mentiras, apoiando a ideia de que cada mentira torna a mentira mais fácil.

Pessoas desonestas tendem a piorar cada vez mais

Neurocientificamente falando, a desonestidade aumenta com o tempo, explica o especialista. “Há muita atividade em regiões do cérebro associadas às emoções – a amígdala em particular. Com o tempo, quanto mais desonesto, essa região diminui a sua atividade. Mas isso não é bom, pois significa que o cérebro se moldou a essas circunstâncias. O cérebro tem a capacidade de se adaptar e tornar os estímulos menos intensos. Infelizmente, a adaptação torna mais fácil fazer algo ruim”, esclarece.

Conforme Fabiano, essa alteração também afeta a região frontotemporal fazendo com que o indivíduo distorça a razão a seu favor. Ou seja, segundo o professor, essa pessoa começa a não se importar com a mentira.

Advertisement

Você também vai gostar

Medicamentos

Casal virou notícia após mulher engravidar mesmo com DIU e laqueadura. Obstetra explica as chances disso acontecer

Doenças

A febre oropouche compartilha os mesmos sintomas e formas de transmissão da dengue – contudo, são doenças diferentes

Fitness

Enfermeira de 23 anos relata quase ter tido um ataque cardíaco após usar cápsulas de cafeína como pré-treino. Veja os riscos

Dor

Dificilmente passa despercebida, mas é muitas vezes negligenciada: entenda os problemas que envolvem a dor nos glúteos