Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Dia dos Avós: saiba como o cálcio e a vitamina D ajudam na saúde dos idosos

Nutrientes são recomendados para o bem-estar, pois conforme a idade avança perde-se massa óssea e mobilidade

Nutrientes são recomendados para o bem-estar, pois conforme a idade avança perde-se massa óssea e mobilidade
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil 9,83% da população corresponde a pessoas idosas - Shutterstock

Ter a oportunidade de envelhecer e viver a experiência em conhecer e paparicar os netos é um presente por si só e para ressaltar a importância dessas figuras essenciais na família, nesta segunda-feira (26/7), é comemorado o ‘Dia dos Avós’.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil 9,83% da população corresponde a pessoas idosas. "Devido ao aumento da expectativa de vida, observamos no público com mais idade o predomínio de doenças crônicas como, diabetes e doenças cardiovasculares.  

"A desidratação e desnutrição dos idosos pode causar enfraquecimento da parte óssea, infecções e consequente aumento da incapacidade funcional, fato que consequentemente compromote a parte motora (dificuldade para andar e sentar)”, ressalta o Dr. Daniel Magnoni, chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazzanese.

Para que haja a absorção e retenção do cálcio mais efetiva no organismo, é necessária a ação da vitamina D, que auxilia diretamente com esse processo e ela pode ser encontrada principalmente no sol.

“A preocupação com o fortalecimento músculo esqueléticos deve começar no início da fase adulta. “Neste aspecto, a ingestão correta de cálcio e de vitamina D podem auxiliar de forma significativa na prevenção da perda de massa óssea”, comenta o nutrólogo.

Suplementação para o público 60+: "Quando não é possível conseguir os índices necessários de vitamina D e cálcio com alimentação diária, ou exposição ao sol, a suplementação desses dois nutrientes é muito recomendada. Fortalecer os ossos é fundamental para ter qualidade de vida em qualquer fase da vida, principalmente em idosos", orienta o Dr. Magnoni.

"Além de opções em cápsulas, gotas e pó, há uma nova geração de suplementos em gomas, mais práticos e sem necessidade de ingestão de água, que suprem essas necessidades em uma única dose diária", destaca.

Cálcio: Fundamental para manter a saúde óssea e auxiliar diretamente na prevenção de osteopenia e osteoporose, principalmente entre o público 60+. A combinação entre cálcio e a Vitamina D3 é fundamental para o metabolismo ósseo e a deficiência de um deles prejudica esse processo.

O cálcio pode ser encontrado em alimentos como, brócolis, semente de linhaça, chia, aveia, grão de bico, amêndoas. Após os 60 anos o ideal é consumir entre 1,2 mil mg e 1,3 mil mg de cálcio. 

Vitamina D: Esse hormônio foi classificado como vitamina e é sintetizado pela exposição à luz solar. É um importante regulador do sistema imune e auxilia com a absorção de minerais como o cálcio, fundamental na formação de ossos e dentes.

Estima-se que 1 bilhão de pessoas no mundo tenham deficiência ou insuficiência de vitamina D. Os alimentos que contém vitamina D são: peixes, frutos do mar, ovo, leite, fígados, queijos e cogumelos.

Consultoria: Dr. Daniel Magnoni, chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo.

Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Gripe

Segundo especialista "as crianças são as mais afetadas nessa época do ano devido a imunidade"

Notícias

Médico do esporte explica as maneiras indicadas para que o atleta volte a competir de maneira segura após alguma torção

Doenças

Educador físico fala sobre benefícios dos exercícios e alerta que eles são capazes de prevenir doenças

Alimentação

Nutróloga diz que a fruta é capaz de prevenir doenças e contribuir com o emagrecimento

Beleza

Dermatologistas falam da importância em se hidratar e alerta sobre hábitos que prejudicam nessa época do ano

Alimentação

Médico Paulo Lessa indica comidas que te fazem aumentar o prazer das mulheres

Saúde Bucal

Especialista diz que "a falta de uma boa escovação antes de dormir e baixa hidratação pode piorar a situação"

Saúde Mental

Conheça aplicativos que podem servir de apoio aos esportistas, pois são capazes de equilibrar a alimentação e incentivar a prática de exercícios sem sair de casa