Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Bucal

Mau hálito: como prevenir e tratar

Especialista diz que a falta de uma boa escovação antes de dormir e baixa hidratação pode piorar a situação

Especialista diz que a falta de uma boa escovação antes de dormir e baixa hidratação pode piorar a situação
É importante usar regularmente o fio dental, apostar em raspadores de língua para higienizar a boca e evitar esse desconforto - Shutterstock

O mau hálito é um dos incômodos causados na boca, que muitas vezes as pessoas não sabem de onde vem e como pode ser tratado, pois diversos fatores influenciam nisso,  como a falta de higienização correta, acúmulo de placa, cálculo dental, dentes cariados, língua com saburra, cáseos na amígdalas, inflamações na gengiva, ou até baixa quantidade de saliva.  

Segundo a Dra. Bruna Conde, cirurgiã dentista, problemas otorrinolaringológicos que engloba sinusite, desvios de septo, obstruções nasais e gotejamento retro nasal também provocam o mau hálito. Porém, 90% dos casos de mau hálito estão relacionados à problemas na boca.

“Todas as pessoas tem mau hálito quando acordam, devido ao longo período que passam em jejum e ao baixo nível de saliva durante o sono. Mas a falta de uma boa escovação antes de dormir e baixa hidratação, também pode piorar a situação, pois os restos de comida presentes entre os dentes e na língua fermentam, aumentando o odor na boca”, explica a dentista.

Mas, quando esse desconforto se torna anormal, isto é, persiste ao longo do dia, é necessário procurar um dentista especializado em mau hálito. “A língua, bochecha, garganta e lábios precisam estar saudáveis assim como o funcionamento das glândulas salivares também.

“Quando o acompanhamento com o dentista está em dia e mesmo assim o problema persiste, é hora de procurar uma otorrinolaringologia e um gastroenterologista para que dessa maneira possam avaliar o funcionamento de outros órgãos que colaboram com o surgimento do mau hálito”, esclare a especialista.

A Dra. Bruna ressalta ainda que caso o paciente já esteja com o problema, o dentista especializado no tratamento em halitose pode recomendar alguns cuidados especiais que vão desde a remoção de tártaro e raspagem dentária até o uso da tecnologia de laserterapia para atuar na saburra lingual e cáseos amigdalianos (pequenas bolinhas brancas que podem surgir na salivação).    

É importante usar regularmente o fio dental, apostar em raspadores de língua para remover a saburra lingual. Vale prestar atenção em como anda a qualidade do seu sono, pois pode afetar diretamente no hálito da boca e beber a quantidade de água ideal para cada pessoa. 

Além disso, lembre-se de comer alimentos que contribuem para combater esse desconforto. De acordo com o site Sport Life, a maçã, cenoura e pepino atuam como limpadores dentais principalmente quando consumidos cru, pois evitam o acúmulo de bactérias causadoras do mau hálito.

Canela, gengibre e hortelã também são opções que podem ser incluídas no cardápio para essa finalidade pelo fato de agirem no organismo como antioxidante, adstringente e termogênica.

Consultoria: Dra. Bruna Conde, cirurgiã dentista (CRO SP 102.038) e informações do Sport Life.

Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Saúde Mental

Conheça aplicativos que podem servir de apoio aos esportistas, pois são capazes de equilibrar a alimentação e incentivar a prática de exercícios sem sair de casa

Vacinas

Governo de São Paulo atualiza o calendário de imunização e adolescentes também estão inclusos neste novo cronograma

Saúde Mental

Especialista em treinamento 3Dimensional diz que "o período de isolamento social interfere na saúde mental"

Beleza

Especialistas explicam como os procedimentos devem ser avaliados antes da decisão de mudar

Dor

Especialistas alertam sobre doenças que podem ser causadas pelo inverno rigoroso que chegou no Brasil

Câncer

Oncologista fala desse tipo de tumor quando é tratado na fase inicial e ressalta a importância da mamografia

Notícias

Cardiologista fala sobre a importância do preparo físico durante as competições e dá dicas para quem pretende começar a praticar algum esporte

Notícias

Cardiologista dá dicas de preparo físico antes de começar a praticar algum esporte e recomenda alguns que ajudam na hora do exercício