Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Filho de LeBron sofre parada cardíaca: por que episódio acomete jovens atletas?

Bronny, filho de Lebron James, sofreu uma parada cardíaca durante um treino de basquete. Entenda porque jovens atletas sofrem episódios do tipo

Filho de LeBron sofre parada cardíaca: por que episódio acomete jovens atletas?
Filho de LeBron sofre parada cardíaca: por que episódio acomete jovens atletas? - Foto: Reprodução Instagram (@bronny)

Bronny James, de apenas 18 anos, sofreu uma parada cardíaca durante um treino de basquete na segunda-feira (24). O filho do astro LeBron James joga no time da Universidade de South California, e teria passado mal enquanto treinava. Felizmente o atleta recebeu atendimento rápido e já estava estável na terça-feira.

Ainda não houve divulgação de um boletim médico sobre o estado de saúde de Bronny, mas sabe-se que ele está se recuperando bem. De acordo com o “TMZ”, os médicos estão realizando novos exames para procurar o motivo que levou o jovem a sofrer uma parada cardíaca.

Além de ser jovem, Bronny é um atleta de alta performance, o que chama mais atenção para o seu caso. Afinal, por que episódios cardíacos acometem mesmo aqueles que treinam intensamente e possuem um acompanhamento profissional completo?

O que pode levar um jovem atleta a ter uma parada cardíaca?

Segundo o médico cardiologista Dr. Cláudio Catharina, gestor da unidade coronariana do Hospital Icaraí (RJ), atletas de alta performance podem apresentar alterações clínicas subestimadas em exames de rotina. Essas alterações, por sua vez, podem evoluir e causar fenômenos graves, como uma parada cardíaca.

“As causas mais comuns são as arritmias cardíacas graves decorrentes de cardiopatia hipertrófica – uma doença genética familiar que faz crescimento desordenado do músculo cardíaco e o trauma no tórax em esportes de contato ou com uma bolada, chamado commotio cordis”, explica o médico.

A condição realmente não é incomum para quem está habituado com as quadras. Aliás, Shareef O’Neal, filho de Shaquille O’Neal, também astro do basquete, precisou passar por cirurgia para corrigir uma arritmia em 2018. Ele visitou Bronny no hospital para oferecer ajuda na recuperação.

Conforme o Dr. Cláudio, existem ainda outras causas possíveis para a parada cardíaca. “Entre elas, a miocardite é uma possibilidade importante, pois pode ser silenciosa ou negligenciada após um quadro viral em um atleta previamente saudável. Além disso, no Brasil, a doença de Chagas é um importante risco para uma arritmia com potencial fatal”, acrescenta o médico.

Embora episódios cardíacos possam atingir atletas de alto rendimento, a parada cardíaca é algo muito raro, aponta o cardiologista. “Atletas de alta performance são bastante estudados antes de serem exigidos no esporte. Também é sempre recomendável uma avaliação médica para o atleta recreacional, não profissional, ao iniciar sua participação em exercícios físicos”, destaca Cláudio Catharina.

Advertisement

Você também vai gostar

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação

Câncer

Ícone do pagode dos anos 90, Anderson Molejão morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer raro na região da virilha