Connect with us

O que você está procurando?

Dor

O que é a eletroacupuntura, capaz de aliviar os sintomas da dor

A eletroacupuntura está em fase de testes, mas mostrou resultados expressivos no combate à dor, ainda mais potentes do que a acupuntura tradicional

O que é a eletroacupuntura, capaz de aliviar os sintomas de dor
O que é a eletroacupuntura, capaz de aliviar os sintomas de dor - Foto: Shutterstock

A acupuntura já se consolidou como uma aliada do combate às dores, ajudando a tratar uma série de distúrbios. Mas, agora, é a eletroacupuntura que está ganhando cada vez mais destaque quando falamos em medicina tradicional chinesa. Com estudos mostrando resultados promissores, a técnica tem despertado o interesse de muitos em busca de alívio da dor e promoção da saúde. 

A especialista em medicina tradicional chinesa, Patrícia Liu, explica que a eletroacupuntura utiliza uma corrente elétrica suave aplicada nos pontos de acupuntura para estimular o corpo. “Pesquisas indicam que a eletroacupuntura pode aumentar o fluxo sanguíneo local, o que pode auxiliar no alívio de algumas dores”, ressalta.

Diversos estudos mostram resultados promissores em relação ao uso da eletroacupuntura para o alívio. Além disso, pesquisas científicas sugerem que a técnica traz mais resultados conclusivos se comparado a acupuntura comum.  “Evidências moderadas sugerem que a eletroacupuntura pode ser eficaz no tratamento de condições como dores musculares, dor crônica e enxaqueca”, explica Patrícia.

Como funciona a eletroacupuntura?

A eletroacupuntura deriva de outra técnica conhecida como TENS (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea), que também utiliza corrente elétrica para estimular os pontos no corpo. No entanto, a diferença seria que a eletroacupuntura se baseia nos princípios da medicina tradicional chinesa, focando nos pontos específicos e nos meridianos de energia.

É importante destacar que a eletroacupuntura e a TENS devem ser realizadas por profissionais qualificados, que entendam a técnica e possam fazer uma avaliação individualizada. Cada pessoa é única e requer uma abordagem personalizada para alcançar os melhores resultados.

Vale a pena investir na técnica?

“Se você está em busca de uma abordagem complementar para o tratamento da dor ou para promover o bem-estar, a eletroacupuntura pode ser uma opção interessante. Consulte um médico e descubra como essa técnica pode se integrar ao seu cuidado de saúde”, ressalta Liu.

Vale destacar que a eletroacupuntura ainda está em fase de pesquisa e não substitui os tratamentos médicos convencionais. Portanto, se você está enfrentando algum problema de saúde, é essencial buscar o acompanhamento médico e seguir as orientações de um profissional de saúde.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Mental

Psicóloga explica que diferentes métodos podem ser combinados para tratar o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Veja quais são

Emagrecer

O o treinador e assessor esportivo Leandro Twin ensina três truques para quem deseja ganhar massa muscular e perder gordura simultaneamente

Saúde Mental

Muito associada a adultos, a bipolaridade também pode acometer crianças. Saiba como identificar possíveis sinais nos pequenos

Alimentação

Parar de consumir refrigerante é uma das medidas comumente adotadas por quem quer cuidar melhor da saúde