Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Gastrosquise: entenda o diagnóstico da filha de Pedro Scooby

Filha do surfista com Cintia Dicker precisou passar por cirurgia logo após o nascimento. Especialista explica o que é a gastrosquise

Gastrosquise: entenda o diagnóstico da filha de Pedro Scooby
Gastrosquise: entenda o diagnóstico da filha de Pedro Scooby - Foto: Reprodução Instagram (@ccintiadicker)

A modelo Cintia Dicker, companheira do surfista Pedro Scooby, revelou o motivo por trás da cirurgia que a filha do casal precisou passar logo após o nascimento. De acordo com ela, a bebê, que se chama Aurora, recebeu o diagnóstico de gastrosquise, uma malformação gastrointestinal congênita. 

Cintia contou em entrevista para a Revista Vogue que descobriu a gestação logo no início. Ao fazer o exame morfológico, ela e Scooby receberam a notícia de que a filha tinha gastrosquise. Então, a mãe e a bebê precisaram passar por vários outros exames.

O Dr. Gustavo Patury, cirurgião do aparelho digestivo no Hospital São Luiz e Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, explica que a gastrosquise é um defeito congênito da parede abdominal do bebê, que não se fecha por completo. A abertura causa a saída de parte do intestino e outras vísceras pelo orifício, que fica exposto ao líquido amniótico durante a gestação. Quando expostas, essas vísceras têm maior risco de inflamação e infecção.

O que causa a gastrosquise?

A causa do diagnóstico de Aurora não foi esclarecida, mas alguns fatores estão associados ao surgimento da gastrosquise, como o tabagismo e alcoolismo durante a gestação, além da ocorrência frequente de infecções urinárias. A doença também é mais comum em filhos de mães jovens (abaixo dos 20 anos) e costuma estar associada à prematuridade, esclarece o cirurgião.

“As principais complicações da gastrosquise são o não desenvolvimento de parte do intestino ou ruptura do intestino, assim como perda de líquidos e nutrientes do bebê, fazendo com que tenha baixo peso”, alerta o especialista.

Como descobrir essa e outras doenças congênitas?

O exame de ultrassonografia durante a realização do pré-natal mostra as vísceras expostas ao líquido da bolsa amniótica, por isso é capaz de identificar um quadro de gastrosquise, aponta o Dr. Gustavo. O médico destaca que as mulheres cujos filhos que tiveram o diagnóstico de gastrosquise devem ter acompanhamento durante a gravidez, o que inclui preparação em relação à condição do bebê, tratamento após o nascimento e no caso de possíveis complicações.

De acordo com o especialista, é possível identificar outros problemas congênitos no ultrassom morfológico, geralmente com 12 a 13 semanas de gestação.

Tratamento

Aurora precisou passar por uma cirurgia logo após que nasceu. O médico do Hospital São Luiz afirma que é assim que deve ser feito, já que não há outra opção de tratamento. Além disso, é indicado que o parto de um bebê com gastrosquise seja cesárea.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Ainda que muitas pessoas usem o cotonete para limpar os ouvidos, é comum ver alertas sobre os riscos do produto para a audição

Saúde Mental

Ranking The Mental State of the World apontou o Brasil como um dos cinco países com pior taxa de saúde mental do globo

Doenças

Jornalista esteve presente no primeiro episódio do podcast Escrito nas Estrelas, apresentado por João Bidu

Beleza

A queda na umidade e o aumento dos ventos do outono representam desafios para manter um cabelo bonito e saudável