4 receitas quentinhas para aquecer no inverno sem ganhar quilos a mais

Nutricionistas dão opções de bolos, pães caseiros e muffin de banana para preparar com ingredientes saudáveis

Muffin de banana é uma das opções quentinhas para se deliciar nos dias frios
Muffin de banana é uma das opções quentinhas para se deliciar nos dias frios - Shutterstock

por Julia Natulini
Publicado em 30/07/2021 às 14:25
Atualizado às 15:30

COMPARTILHEFacebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

A frente fria chegou no Brasil nesses últimos dias com temperaturas mínimas entre 3º e 5Cº, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, e, a vontade de comer alimentos quentinhos só aumenta. O organismo parece pedir opções mais calóricas e gordurosos, como bolos, doces e massas.

Segundo a nutricionista Paula Tuffy, do rupo Prontobaby, no inverno o corpo gasta mais energia para manter a temperatura estável e, devido a isso, há a necessidade de consumir mais calorias, não é só impressão, realmente é dessa maneira que ele entende.

“O organismo funciona bem com a temperatura corpórea por volta de 36,5 graus. Nos dias frios, para manter essa temperatura o corpo gasta mais, por isso, a necessidade de comer mais”, explica a nutricionista. A especialista ressalta ainda que o ideal é não exagerar. O risco do consumo desenfreado de alimentos muito calóricos e gordurosos pode trazer quilos a mais e doenças, como diabetes e colesterol.

Não é hora de se descuidar, mas sim adaptar os ingredientes na hora de preparar pratos e bebidas quentes. Nada como um capuccino ou chocolate quentinho nesse frio.

A Dra. Paula Tuffy indica que não deixe de tomar o capuccino desde que invista em leite desnatado, ao invés do integral e nas misturas de capuccino e achocolatado diets em pó. Para acompanhar as bebidas quentinhas a especialista recomenda duas receitas de bolos light para satisfazer o paladar e não comprometer a saúde.

Bolo de chocolate diet

Crédito: Shutterstock


preparo 5 min 
preparação 40 min 
rendimento 8 porções 
210 kcal por porção

Ingredientes
3 ovos 1 xícara de chá de farinha de trigo integral
1 xicara de chá de farinha de aveia
1 xícara de de chá de adoçante stevia
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo
Bater no liquidificador os ovos o adoçante e o azeite Adicionar a farinha de aveia, o cacau, a farinha de trigo integral e o leite. Junte tudo delicadamente, sempre batendo. Por último, adicione o fermento. Unte a forma e despeje a massa.
Levar ao forno por 40 minutos.

Para ver outras receitas de bolos de chocolate, o Guia da Cozinha tem uma fácil que não precisa nem colocar ovo.

Bolo de Milho diet

Crédito: Shutterstock


Preparo 5 min
Preparação 40 minutos
Rendimento
10 porções
198 kcal por porção Ingredientes

Ingredientes
1 ovo
1 espiga de milho grande ou
110 gr 50 gr de adoçante stevia
20 g de óleo de coco
50 g de coco ralado sem açúcar
100ml de leite de côco
1 colher de chá de fermento

Modo de Preparo
Retire o milho da espiga. Junte o leite o ovo, o óleo, o adoçante o milho e o côco no liquidificador Bater por 3 minutos no liquidificador. Adicionar o fermento, misturando lentamente com uma espátula Untar uma forma e levar ao forno por 30 minutos.

Outra opção para preparar e se deliciar no inverno, são o pão integral e muffin de banana, receitas recomendas pela nutricionista Helena de Souza e Silva.

Muffin de banana

Crédito: Shutterstock


Ingredientes
7 unidades de banana dágua  bem madura 4 ovos 1/2 xícara açúcar mascavo 1/2  xicara farelo de aveia 1 xícara de farinha integral 50 ml óleo canola 1 colher sopa fermento em pó 1/2  xícara frutas secas 1 colher sobremesa canela pó

Modo de preparo:
No liquidificador bater a banana, ovos e óleo. Em uma tigela mistrurar os ingredientes secos, sendo o fermento pó o último a ser acrescentado. Misture o creme batido no liquidificador formando uma massa, que poderá ser colocada em uma forma de bolo untada com óleo ou em forminhas individuais para assar. As forminhas individuais são interessantes, para dosar a porção a ser consumida (exemplo: 1 unidade no lanche).

Pão caseiro Integral

Crédito: Shutterstock


Ingredientes

200 gramas farinha de trigo tipo 1
50 gr aveia
25 gr linhaça
30 gramas farinha de castanha (caju ou pará)
200 gramas farinha integral
50 ml óleo de canola
1 ovo 220 ml de água filtrada
10 gramas de fermento seco
1 colher sopa açúcar
1 colher sopa sal

Modo de preparo:
Em uma bacia, adicione os ingredientes secos procurando misturar bem e em seguida os ingredientes líquidos. Depois que misturar, polvilhe farinha de trigo na bancada e comece a sovar a massa (sovar é bater a massa) até que fique com uma textura bem lisa (caso tenha batedeira que suporte massa pesada, bater até que a massa fique lisa).

Passando essa etapa, divida a massa ao meio com o auxílio de um rolo abra na bancada cada pedaço dessa massa e modele no tamanho e formato que preferir. Em seguida coloque o pão no tabuleiro e polvilhe com farinha de trigo por cima.  Cubra com um pano e deixe descansar por 1 hora (a massa irá dobrar de tamanho). Com frio, pode ser que demore mais tempo para a massa crescer!

Pré-aqueça o forno em temperatura média (210ºC).

Antes do pão ir ao forno furar massa levemente com os dedos e regar com azeite. 

Regule a temperatura para forno baixo (170ºC) e coloque o pão no forno, colocando na prateleira de baixo uma forma com água. Deixe assar por um tempo de 10 a 15 minutos.

Consultorias: Paula Tuffy, nutricionista do Grupo Prontobaby e Helena de Souza e Silva, nutricionista. 

Leia também