Carboidratos são vilões ou mocinhos da dieta? Entenda

Descubra o que as diferentes fontes do nutriente podem provocar no organismo. Consumo correto de carboidratos consegue até favorecer o emagrecimento

Carboidratos são fundamentais para a saúde
Carboidratos são fundamentais para a saúde - Shutterstock

por Redação SD
Publicado em 21/02/2022 às 14:00
Atualizado às 14:00

Facebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

Para algumas pessoas, sobretudo as que querem emagrecer, os carboidratos são considerados, praticamente, vilões da dieta. No entanto, consumir o nutriente de maneira adequada é fundamental para o bem-estar do organismo e pode, inclusive, auxiliar o processo de queima de gordura em alguns casos.

O nutriente é um dos principais combustíveis do corpo e é fundamental para que o organismo consiga manter todas as funções em dia. Além disso, o baixo consumo de carboidratos pode atrapalhar a realização de atividades físicas e, consequentemente, interferir negativamente no processo de emagrecimento e ganho de massa muscular.

“Parece simples, mas ter energia na quantidade e qualidade certa para execução das sessões de treino como estão programadas é de fundamental importância. O treino de quem deseja hipertrofia deve ser intenso, deve ser forte. Os carboidratos são a melhor molécula de energia para viabilizar uma sessão de exercícios em alta intensidade”, explica o nutricionista esportivo Diogo Círico.

Por outro lado, abusar dos carboidratos, principalmente os de rápida absorção – como aqueles à base de açúcar e farinha de trigo refinada – pode ser extremamente perigoso, contribuindo até mesmo para o aparecimento de doenças graves, como diabetes e obesidade.

“Os carboidratos são bem-vindos desde que planejados. Cada pessoa deve ser avaliada de forma individual. Devemos organizar e entender se aquele paciente apresenta algum quadro patológico. Se for um paciente diabético, por exemplo, a recomendação é diferente de um paciente que quer apenas emagrecer”, alerta a nutricionista Isabela Zago.

Portanto, se você possui alguma doença específica ou mesmo se quer apenas emagrecer rápido, o ideal é consultar um profissional de nutrição, para que ele consiga calcular uma dieta saudável e compatível com a conquista do seu objetivo. Sem cortar nenhum tipo de carboidrato ou alimento que você gosta. Mas, controlando o consumo e as quantidades de tudo que se ingere.

Além disso, para comprovar que os carboidratos – assim como qualquer outro macronutriente – não são os vilões de uma dieta de emagrecimento, Isabela separou uma lista com exemplos saudáveis.

Confira as fontes de carboidrato que dificilmente vão comprometer o processo de emagrecimento:

  • Aveia;
  • Frutas (inteiras e não processadas);
  • Batata-doce;
  • Arroz integral;
  • Batata baroa (ou mandioquinha);
  • Pão integral;
  • Grãos (ervilha, feijão, grão de bico e lentilha);
  • Sementes.

Esses carboidratos do bem são conhecidos por terem um baixo índice glicêmico e, consequentemente, uma absorção mais lenta no organismo. Isso significa que o corpo vai produzir energia de maneira gradativa e dificilmente não usará todas essas calorias. Evitando, assim, o estoque em forma de gordura. Fora isso, se você pratica atividades físicas, eles vão te dar mais energia e favorecer o gasto calórico durante o exercício.

Fonte:SportLife

Leia também