Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Isolamento social aumenta o sedentarismo; saiba como prevenir a trombose

A trombose venosa profunda é umas das principais doenças desencadeadas na pandemia

A trombose venosa profunda é umas das principais doenças desencadeadas na pandemia
Pessoas em home office ficam muito tempo sentadas e é recomendado pausas regulares e caminhadas para circular o sangue - Shutterstock

Com a pandemia é normal que as pessoas fiquem mais sedentárias, alterem os hábitos alimentares e isso provoca o aumento das doenças vasculares nos pacientes mais jovens durante o período de isolamento social.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, a incidência de TVP (Trombose Venosa Profunda) é a principal causa nas mudanças quando muda o estilo de vida.

É fundamental manter uma rotina saudável durante o período de isolamento social. Para Fernanda Federico, cirurgiã vascular da Clínica Leger, o ideal é incluir na alimentação as fibras, diminuir a gordura e sódio, evitar excesso de carboidratos e açucares. Também é bom lembrar de beber bastante água, evitar bebidas alcóolicas e o cigarro.

Segundo a médica, a obesidade, o uso de anticoncepcionais, diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto e questões genéticas também são fatores que podem provocar o surgimento e o avanço das disfunções vasculares.

"A necessidade de isolamento social fez também com que muitas pessoas deixassem de fazer o acompanhamento médico das patologias vasculares crônicas e, desta forma, aumentaram as complicações destas doenças", explica Fernanda Federico.

Confira três dicas importantes da cirurgiã vascular, na prevenção de doenças desta natureza durante o isolamento social na pandemia

1) Exercícios físicos regulares são recomendados, mesmo dentro de casa. Caminhadas, alongamentos, principalmente das panturrilhas, exercícios na ponta dos pés com extensão e flexão são importantes para evitar o comprometimento da circulação.

2) Pessoas em home office permanecem longos períodos sentadas e é recomendado pausas regulares e caminhadas para evitar a estase sanguínea nas pernas. O uso de meia elástica, prescrita por um médico, é importante para evitar edema, cansaço e dor nas pernas, além de evitar TVP em pessoas com fatores de risco.

3) Mesmo que não exista doenças vasculares pré-existentes, sinais como dor, inchaço, frialdade ou vermelhidão, mudança na temperatura nas pernas e pés, são potencialmente graves e é indicada uma avaliação médica especializada para evitar complicações circulatórias.

Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Alimentação

A bebida reduz em até 30% as chances das pessoas desenvolverem problemas respiratórios

Câncer

O político viu o câncer na região da cárdia se espalhar para o fígado e os ossos neste ano

Notícias

O objetivo da campanha é incentivar os cuidados com a saúde ocular

Insônia

É recomendado adotar uma alimentação leve e rica em alimentos integrais no período da noite

Alimentação

O melado de cana possui minerais e nutrientes para a saúde

Doenças

O equilíbrio entre a mente e o emocional podem evitar doenças da pele

Saúde da Mulher

Os cuidados com a saúde íntima da mulher são fundamentais para evitar doenças que afetam o público feminino

Beleza

A calvície começa aparecer a partir dos 40 anos e geralmente afeta as entradas frontais e à parte alta atrás da cabeça