Connect with us

O que você está procurando?

Saúde da Mulher

4 razões para mulheres praticarem yoga

Professora destaca 4 benefícios do yoga para a saúde feminina, que vai desde o bem-estar emocional à saúde reprodutiva

4 razões para mulheres praticarem yoga
4 razões para mulheres praticarem yoga - Foto: Shutterstock

O yoga é uma prática ancestral originada na Índia há mais de 5 mil anos. Apesar disso, ela permanece sendo atual, já que oferece inúmeros benefícios para a saúde. Isso porque ele traz equilíbrio entre o aspecto físico e mental, beneficiando qualquer pessoa que pratique. No entanto, há benefícios específicos para as mulheres – não importando a idade.

De acordo com a professora de yoga especializada no método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut, além de promover relaxamento e flexibilidade, o yoga também aborda questões específicas que podem afetar positivamente a saúde feminina.

“Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o yoga também pode trazer diversos benefícios que vão muito além da melhora de flexibilidade, alcançando inclusive um refinamento de diversas funções importantes para o organismo”.

4 benefícios da yoga para a saúde da mulher

1. Ajuda no gerenciamento do estresse e ansiedade

“O Yoga possui técnicas de respiração e meditação que auxiliam na redução do estresse e da ansiedade. Para as mulheres, isso é especialmente importante, já que muitas enfrentam pressões sociais e profissionais intensas, além de diversas alterações hormonais durante a vida adulta. Praticar yoga regularmente pode ajudar a equilibrar os hormônios do estresse, reduzindo os níveis de cortisol e melhorando o bem-estar emocional, até mesmo em períodos de TPM”.

2. Alivia sintomas da menopausa

“A menopausa é uma fase da vida que pode trazer desconforto devido às mudanças hormonais. O yoga é uma ferramenta importante para ajudar a aliviar os sintomas comuns da menopausa, como ondas de calor e insônia. As posturas de Yoga e as técnicas de respiração podem melhorar o equilíbrio hormonal e proporcionar um sono melhor”.

3. Fortalece o assoalho pélvico

“O assoalho pélvico enfraquecido é uma preocupação comum para muitas mulheres em momentos importantes da vida, especialmente após a gravidez e parto, e na fase de envelhecimento. O yoga inclui exercícios específicos para fortalecer a estrutura, reduzindo o risco de incontinência urinária e outros problemas relacionados ao assoalho pélvico”, ressalta Bruna Tiboni Kaiut.

4. Melhora a saúde reprodutiva 

“Para mulheres que desejam engravidar, o yoga também pode ser uma ferramenta valiosa. A prática regular pode ajudar a equilibrar os hormônios, melhorar a circulação sanguínea para os órgãos reprodutivos e reduzir o estresse, aumentando a libido e as chances de concepção. Além disso, o yoga também pode ser uma forma eficaz de aliviar os desconfortos do período menstrual”.

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecer

Quem está se propondo a perder peso muitas vezes recupera o antigo número na balança. Conheça algumas dicas para emagrecer de forma definitiva

Doenças

Médica aponta que 50% das pacientes com lipedema também apresentam varizes. Veja como iniciar o tratamento das condições

Doenças

Também conhecida como hipertensão, a pressão alta atinge 32,5% da população adulta brasileira, o que representa 36 milhões de pessoas. Além disso, mais de...

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa