Connect with us

O que você está procurando?

Dor

5 coisas que prejudicam suas articulações e você não sabia

Muitas vezes sentimos dor nas articulações sem saber o porquê, mas a justificativa pode estar em alguns hábitos do dia a dia

5 coisas que prejudicam suas articulações e você não sabia
5 coisas que prejudicam suas articulações e você não sabia - Foto: Shutterstock

A saúde das nossas articulações é fundamental para o nosso bem-estar geral e também para garantir um envelhecimento saudável com uma boa mobilidade. No entanto, muitas vezes mantemos hábitos diários que podem prejudicá-las, e muitos sequer sabem disso, alerta o nеuro-ortopеdista, Dr. Luiz Fеlipе Carvalho.

“Entender como nossos hábitos afetam nossas articulações é fundamental para vivermos com qualidade e ter uma melhor mobilidade. Infelizmente, muitas pessoas ainda não têm essa consciência e acabam não conhecendo hábitos que afetam suas articulações”, explica o médico.

5 hábitos que você não sabia, mas que afetam suas articulações

1 – Estresse crônico

Muitas pessoas pensam que apenas os hábitos físicos impactam as articulações, mas até mesmo a saúde mental pode afetá-la, aponta Luiz. O estresse prolongado, por exemplo, pode contribuir para a inflamação nas articulações. 

“Quando estamos constantemente sob pressão, nosso corpo libera hormônios do estresse, que, a longo prazo, podem desencadear reações inflamatórias, principalmente para pessoas com condições anteriores”, afirma o especialista.

2 – Dieta desbalanceada

“Uma alimentação rica em alimentos processados, açúcares e gorduras saturadas não é apenas prejudicial à saúde cardiovascular, mas também pode afetar as articulações, aumentando a inflamação, principalmente de pessoas com artrite e outros problemas articulares”, alerta Luiz.

3 – Sedentarismo

A falta de atividade física enfraquece os músculos que suportam as articulações, aumentando o peso que elas precisam suportar e tornando-as mais suscetíveis a lesões e desgaste, explica o neuro-ortopedista. 

No entanto, o médico alerta ainda que os exercícios devem ser feitos sempre com o acompanhamento adequado para evitar o efeito contrário.

4 – Má postura

Passar longos períodos em uma posição inadequada, como em escritórios, dirigindo ou deitado, pode sobrecarregar as articulações e levar a problemas como dores nas costas e nos joelhos. “Por isso, ajuste sua postura ao sentar ou ficar de pé, e faça pausas curtas para se movimentar durante o dia”, aconselha o médico.

5 – Calçados

Isso mesmo, o tipo de calçado que você escolhe também afeta as suas articulações. Isso porque sapatos inadequados podem causar desalinhamento, afetando a distribuição do peso no corpo. 

“Portanto, escolha sempre calçados que ofereçam suporte adequado e se adaptem corretamente ao formato dos seus pés”, explica o Dr. Luiz Felipe Carvalho.

Advertisement

Você também vai gostar

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação

Câncer

Ícone do pagode dos anos 90, Anderson Molejão morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer raro na região da virilha