Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Akira Toriyama: entenda a causa da morte do criador de Dragon Ball

Criador do Dragon Ball faleceu no dia 1º de março de 2024 vítima de um hematoma subdural agudo, que causa sangramento no crânio

Akira Toriyama: entenda a causa da morte do criador de Dragon Ball
Akira Toriyama: entenda a causa da morte do criador de Dragon Ball - Foto: Reprodução Instagram (@akira.toriyama)

Akira Toriyama, criador da franquia “Dragon Ball”, morreu aos 68 anos no dia 1º de março. No entanto, a informação só foi divulgada na madrugada desta sexta-feira (8) por estúdios ligados ao artista. De acordo com um comunicado publicado no site de Dragon Ball, Toriyama foi vítima de um hematoma subdural.

O que é um hematoma subdural

O hematoma subdural é um quadro em que acontece um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio, abaixo de uma das membranas que recobrem o órgão.

De acordo com o neurocirurgião especialista em doenças cerebrovasculares, Dr. Victor Hugo Espíndola, a condição é potencial grave. Isso porque sua gravidade depende do tamanho do hematoma. 

“Quanto maior o hematoma, maior o sangramento, e maior a gravidade do paciente”, diz o especialista. Conforme o médico, a causa mais comum para um hematoma subdural é um traumatismo craniano de alto impacto, o que resulta em um quadro agudo.

No entanto, medicações que alteram a coagulação sanguínea, como os anticoagulantes ou os antiagregantes plaquetários, aumentam o risco de ocorrer um quadro do tipo.

Os sintomas do hematoma subdural vão desde dor de cabeça muito intensa a náuseas e vômito. O paciente pode apresentar ainda sonolência, letargia e crise convulsiva, além de potencialmente entrar em coma.

“No caso de um hematoma muito grande, que não for operado a tempo, o paciente pode entrar em coma por hipertensão intracraniana e vir falecer, entrando em morte cerebral”, salienta o neurocirurgião.

Tipos de hematoma subdural

Toriyama sofreu um hematoma subdural agudo, que pode ser resultado de traumatismo craniano, como já visto. Porém, há também a forma crônica da condição, em que o hematoma se desenvolve lentamente, explica o neurologista Dr. Henrique Lira.

“Exatamente por ter um mecanismo de trauma de baixa energia, às vezes o quadro passa despercebido pelo paciente ou pelos familiares”, aponta.

Pode acontecer, por exemplo, do paciente tropeçar e bater a cabeça, e inicialmente não apresentar nenhum sintoma. Contudo, o sangramento pode estar ocorrendo da mesma forma, mas de maneira bem mais lenta.

“[O sangramento] vai se acumulando nesse espaço devagarzinho, e aí aos poucos os pacientes apresentam sintomas neurológicos”, alerta o especialista. 

Seja uma dor de cabeça, ou uma lentificação cognitiva, ou uma dificuldade para caminhar, além da dificuldade de equilíbrio, que vai piorando ao longo dos dias ou de poucas. “Aí o paciente acaba procurando pronto atendimento por uma piora progressiva e identifica esse hematoma subdural crônico”, exemplifica o médico.

Legado de Akira Toriyama

Além de ser criador da franquia Dragon Ball, o mangá mais popular do Ocidente, Toriyama criou várias outras histórias. Entre elas estão o Dr. Slump (1980), Cowa! (1998), Kajika (1999), Sand Land (2000) e Neko Majin (2000).

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto