Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Mental

Coringa 2 – Folie à Deux: entenda a síndrome que dá nome ao filme

No filme de Todd Phillips, os personagens de Joaquin Phoenix e Lady Gaga sofrem de Folie à Deux, uma síndrome psiquiátrica rara

Coringa 2 – Folie à Deux: entenda a síndrome que dá nome ao filme
Coringa 2 – Folie à Deux: entenda a síndrome que dá nome ao filme - Foto: Reprodução Instagram (@jokermovie)

A sequência do filme de sucesso “Coringa”, que teve seu primeiro trailer lançado no início de abril, continuará contando a trajetória de um dos vilões mais emblemáticos da história, agora com a sua parceira Arlequina. Na trama, ambos irão sofrer de um transtorno psiquiátrico pouco conhecido que dá nome ao filme, o “Folie à Deux”.

De acordo com o médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento, a condição é considerada rara e foi descoberta há pouco tempo. “O transtorno, que em português significa ‘loucura a dois’, é um condição considerada rara e documentada há relativamente pouco tempo em relação a outros distúrbios”, explica.

O que é Folie à Deux?

Folie à deux é um termo francês que descreve um transtorno delirante induzido considerado raro. Na condição, duas pessoas dividem uma mesma ilusão ou delírio compartilhado. 

Geralmente ocorre em relacionamentos próximos, como entre casais, irmãos ou amigos íntimos, onde uma pessoa induz ou influencia a outra a adotar suas crenças ou ideias irracionais. Normalmente, mas não exclusivamente, quando há confinamento entre ambos ou muito contato e pouca influência exterior.

O transtorno pode gerar comportamentos perigosos e o diagnóstico ocorre por um psicólogo ou psiquiatra com base na observação do convívio entre as pessoas.

Existe tratamento?

Segundo o Dr. Flávio H. Nascimento, o tratamento ainda é escasso, mas a separação e a psicoterapia são os principais meios.

“Por ser relativamente nova e bastante rara, a condição possui poucos tratamentos, sendo baseada quase que exclusivamente na separação entre os dois indivíduos. Essa abordagem costuma ser mais eficaz para o indivíduo ‘secundário’ que sofre pela loucura do agente principal”, diz o especialista.

“Já o ‘indutor’ costuma passar por internação, psicoterapia individual e familiar e tratamento farmacológico”, explica Flávio.

Coringa 2 – Folie à Deux

Dirigido por Todd Phillips e com Joaquin Phoenix e Lady Gaga nos papéis de Coringa e Alerquina, respectivamente, Coringa 2 deve estrear nos cinemas brasileiros em 3 de outubro de 2024.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Se você treina e ainda consome refrigerante regularmente, veja os prejuízos que a bebida está causando ao seu organismo

Saúde Bucal

Mesmo com dentes de leite, as crianças com bruxismo devem passar pelo tratamento, uma vez que a condição pode causar problemas mais graves

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema