Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Dia da Saudade: efeitos no corpo se assemelha a abstinência de drogas

A saudade, sentimento que só existe em português, tem um dia todo para chamar de seu. Seus efeitos no corpo, no entanto, trazem desconfortos

Dia da Saudade: efeitos no corpo se assemelha a abstinência de drogas
Dia da Saudade: efeitos no corpo se assemelha a abstinência de drogas - Foto: Shutterstock

Quem nunca sentiu saudade? O sentimento, que só se traduz pela língua portuguesa, é tão presente em nossas vidas que tem até um dia para chamar de seu. O Dia da Saudade é celebrado anualmente em 30 de janeiro, data comemorativa para se relembrar ou se reaproximar daqueles de que sentimos falta.

Quem sente saudade sabe que os efeitos do sentimento podem refletir no corpo – e a ciência comprova isso. De acordo com o médico neurocirurgião e neurocientista, Dr. Fernando Gomes, os sintomas da saudade são semelhantes ao da abstinência de drogas.

O médico explica que ao entender como a saudade ocorre, fica mais simples compreender porque podemos sentir sintomas físicos parecidos com os da abstinência de drogas. Isso geralmente no ocorre no momento imediato após a separação. “Irritação, dificuldade para dormir, aumento de cortisol (hormônio do estresse) e um mal-estar generalizado fazem parte do pacote. Tudo, é claro, em menor intensidade, mas ainda assim bastante reais”, afirma.

Sentir saudade é natural – e importante

Uma pesquisa da Universidade de Southampton mostrou que a saudade funciona como uma resposta imunológica psicológica, pois é um sentimento que surge quando passamos por dificuldades. Por isso, funciona como um mecanismo de defesa. “Por isso, ela pode ser importante para dar uma sensação de auto continuidade, ajudando a criar uma narrativa de sentido para a vida e uma conexão com o passado para compreender melhor o presente”, explica o especialista.

O neurocientista afirma ainda que, apesar de parecer óbvio e bobo, a melhor forma de lidar com o sentimento é buscar distrações que possam gerar o sentimento de prazer e bem-estar que a pessoa amada gerava.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), data que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a...

Medicamentos

Casal virou notícia após mulher engravidar mesmo com DIU e laqueadura. Obstetra explica as chances disso acontecer

Doenças

A febre oropouche compartilha os mesmos sintomas e formas de transmissão da dengue – contudo, são doenças diferentes

Fitness

Enfermeira de 23 anos relata quase ter tido um ataque cardíaco após usar cápsulas de cafeína como pré-treino. Veja os riscos