Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Dor

Dor na lombar? Conheça 6 possíveis causas

São diversos os fatores que podem causar dores e desconfortos na região da lombar, o que reduz consideravelmente a qualidade de vida

Dor na lombar? Conheça 6 possíveis causas
Dor na lombar? Conheça 6 possíveis causas - Foto: Shutterstock

A lombar, localizada na parte inferior da coluna vertebral, frequentemente é alvo de dores e desconfortos. Isso porque são diversos os fatores que atingem essa região acima da linha dos glúteos e logo abaixo das costelas, levando a uma queda significativa na qualidade de vida dos pacientes. 

O Dr. Guilherme Rossoni, neurocirurgião e especialista no tratamento de doenças da coluna e dor crônica, indica 6 fatores que prejudicam a região lombar. Confira:

1 – Envelhecimento

À medida que a pessoa envelhece, a superfície das articulações pode se desgastar. Um dos problemas mais recorrentes é a artrose, doença essa que dificulta a movimentação do tronco, causando fortes dores na região da coluna lombar, explica o médico.

2 – Sedentarismo

Após a pandemia da Covid muitas pessoas e empresas adotaram o sistema de trabalho home office. Com isso, as pessoas que já não praticavam muito exercícios passaram a ficar ainda mais tempo em casa, caindo no sedentarismo. Porém, além do bom funcionamento do organismo, praticar atividades físicas é importante para manter a coluna saudável, destaca Guilherme. 

3 – Excesso de peso

O excesso de peso é um dos fatores que prejudicam a lombar. Segundo o médico, apenas dois quilos a mais do peso corporal, significam 50% maior a chance de desenvolver problemas na coluna.

4 – Predisposição genética

Algumas doenças como degeneração da coluna ou hérnia de disco, por exemplo, fazem parte das incidências com causa genética que prejudicam a coluna, indica o especialista. 

5 – Tabagismo

O tabagismo é frequentemente associado como fonte de doenças respiratórias, câncer ou doenças do coração. No entanto, o vício também pode resultar no aparecimento de hérnia de disco e dores nas costas. “Isso porque os componentes do cigarro diminui a circulação sanguínea dos platôs do disco invertebrado, causando má nutrição do disco e induzindo a degeneração”, explica Guilherme. 

6 – Traumas diretos ou repetidos

Pessoas que sofrem traumas com frequência ou repetidos, tendem a sofrerem mais com dores na coluna vertebral. “Imaginem bater o dedinho na quina da mesa todos os dias, no mesmo lugar? Além da não cicatrização e melhora, a dor sempre permanecerá”, afirma o Dr. Guilherme Rossini.

Advertisement

Você também vai gostar

Insônia

Alguns mitos e desinformações atrapalham a rotina de sono dos recém-nascidos, o que é um desafio para a família e também para o bebê

Alimentação

Especialista em nutrologia explica as diferenças entre a doença celíaca, a intolerância ao glúten e a alergia ao trigo. Saiba os sintomas

Dor

Ortopedista explica que nem sempre uma dor no joelho exige correção cirúrgica. No entanto, em alguns casos o paciente deve passar por cirurgia

Beleza

Dermatologista explica técnica slow care, focada na beleza natural e na saúde integral do paciente