Connect with us

O que você está procurando?

Dor

Enxaqueca: acupuntura pode ser mais eficaz do que medicamentos

Estudo mostrou que o tratamento com acupuntura pode ser mais eficiente no alívio das dores da enxaqueca do que o uso de remédios

Enxaqueca: acupuntura pode ser mais eficaz do que medicamentos
Enxaqueca: acupuntura pode ser mais eficaz do que medicamentos - Foto: Shutterstock

Um estudo publicado no renomado periódico British Medical Journal mostrou que a acupuntura pode ser mais eficaz no tratamento de enxaqueca do que o comum uso de medicamentos. A pesquisa mostrou que as crises ficaram mais brandas e curtas, com uma redução média de 2 dias, e melhoraram a qualidade de vida dos participantes. 

O sucesso da técnica está ligado ao fato de que o problema, que acomete 15% da população brasileira, especialmente as mulheres, é multifatorial – e o método da medicina tradicional chinesa age dessa forma.

Causas da enxaqueca em que a acupuntura pode atuar 

Muitas vezes há a influência de tensão muscular. Contudo, também pode existir uma questão emocional por trás da dor que nem sempre é analisada, diferente do que a acupuntura proporciona.

Além disso, as crises podem ocorrer por alterações energéticas ligadas a diferentes órgãos. Vale destacar as sessões também regulam esse aspecto. Isso porque o profissional responsável posiciona as agulhas de forma a liberar a energia vital de canais que passam por todo o corpo. Basicamente, é como se estivessem desbloqueando uma via com muito trânsito, permitindo que ele flua melhor. 

Se a dor for na região frontal da cabeça, por exemplo, pode sinalizar que é preciso tratar o canal energético ligado ao estômago. Já no caso de desconforto nas têmporas, precisamos prestar atenção no canal da vesícula biliar.

Como funciona o tratamento

A introdução das agulhas leva à liberação de endorfina, um neurotransmissor que proporciona bem-estar e é um analgésico natural produzido pelo organismo. E tudo isso sem ter contra indicações ou efeitos colaterais como os medicamentos que podem provocar problemas gástricos, hepáticos e renais. Para que o diagnóstico e tratamento sejam seguros e eficientes, é importante que o paciente procure um médico acupunturista. 

Fonte: CMBA – Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Também conhecida como hipertensão, a pressão alta atinge 32,5% da população adulta brasileira, o que representa 36 milhões de pessoas. Além disso, mais de...

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar