Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Frenectomia: a polêmica cirurgia feita pela filha de Viih Tube e Eliezer

Lua di Felice passou por procedimento cirúrgico dias após seu nascimento. Saiba o que é a frenectomia, nem sempre indicada por médicos

Frenectomia: a polêmica cirurgia feita pela filha de Viih Tube e Eliezer
Frenectomia: a polêmica cirurgia feita pela filha de Viih Tube e Eliezer - Foto: Reprodução Instagram (@viihtube)

Lua di Felice, filha dos ex-BBBs Viih Tube e Eliezer, nasceu no último domingo (9). Ainda recém-nascida, a bebê passou por uma cirurgia conhecida como frenectomia. O procedimento consiste no corte da membrana embaixo da língua do bebê (estrutura também chamada de freio), e é alvo de debate entre os médicos brasileiros.

A cirurgia se tornou mais frequente no país desde 2014, quando o Ministério da Saúde tornou obrigatório o “teste da linguinha” entre recém-nascidos. O exame é feito nos primeiros dias de vida do bebê e pode diagnosticar precocemente a língua presa. 

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é oficialmente contra a obrigatoriedade do exame, alegando que ele leva a muitas cirurgias desnecessárias. Além disso, em diversos casos é possível corrigir o defeito com ajustes na amamentação.

A odontopediatra da IGM odontopediatria Dra. Ilana Marques explica que há formas de se trabalhar a motricidade oral com terapias fonoaudiológicas. Porém, dependendo do grau de encurtamento do freio, apenas a cirurgia pode corrigir o problema.

“A polêmica se dá devido ao diagnóstico que às vezes é difícil e depende do grau de preparo e experiência do profissional que vai avaliar. Além disso, alguns médicos acreditam que eles são mais preparados do que os odontopediatras para realizarem a cirurgia”, relata.

Casos em que a frenectomia é necessária

Os bebês como Lua, que sofrem do problema, têm o freio mais curto do que o normal. Isso restringe o movimento da língua e atrapalha a amamentação. Segundo Ilana, o defeito pode ocorrer no freio labial ou lingual. 

“No caso de freio labial, a frenectomia é necessária quando provoca espaçamento entre os dentes centrais (chamado diastema), quando dificulta a higiene destes dentes centrais ou quando provoca falta de selamento labial causando uma respiração bucal”, explica. 

Já no caso do freio lingual, ela é necessária quando a língua apresenta uma anquiloglossia (língua presa). “Pode provocar desmame precoce em bebês pela dificuldade de mamar, além disso, engasgos, excesso de baba, respiração bucal e alimentação seletiva”, aponta a especialista. 

Ilana explica que os problemas se estendem durante a infância. “Em crianças maiores pode provocar dificuldade na fala, também na alimentação e na respiração, além de compensações musculares que podem levar a assimetrias faciais, mordidas tortas, problemas na articulação temporomandibular e até problemas na postura corporal”, afirma. 

O procedimento

A odontopediatra explica que existem técnicas mais antigas para a realização de cirurgia que são com bisturi ou tesoura. “Com estas técnicas há sangramento, necessidade de pontos e a cicatrização é mais lenta. No entanto, a técnica mais moderna é com laser cirúrgico onde não há necessidade de sutura, raramente há sangramento e a cicatrização é mais rápida”, aponta Ilana.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse

Fitness

Especialista em fisiologia do exercício aponta as principais diferenças entre crossfit, musculação, treino funcional e calistenia