Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Alimentação

Inchaço? Saiba como se livrar da retenção de líquido

A retenção de líquido pode ser bastante incômoda principalmente durante o verão. Veja como se livrar do problema

Inchaço? Saiba como se livrar da retenção de líquido
Inchaço? Saiba como se livrar da retenção de líquido - Foto: Shutterstock

As altas temperaturas do verão são um motivo de alegria para alguns, mas não todos. Afinal, o calor provoca incômodos em muitas pessoas, com sensações como dores de cabeça, queda de pressão e cansaço excessivo. Além disso, outro problema comum da estação é a retenção de líquidos no corpo, visível principalmente na forma de inchaço.

A coordenadora de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi, afirma que o inchaço nada mais é do que um acúmulo de líquidos entre as células dos tecidos. Ele é resultado de edemas em vasos muito finos (capilares), que acabam extravasando fluidos. Segundo a especialista, o problema afeta principalmente as pernas, mãos, a barriga e a região do tornozelo.

“Uma maneira simples de perceber a retenção em seu corpo é no momento de tirar as meias e sapatos, quando fica uma marca deixada pelo elástico ou por detalhes da meia”, comenta a coordenadora. Ainda de acordo com Cintya, falta de movimentação, estresse e menstruação estão entre os fatores agravantes.

“Além disso, ao fim de um dia de calor, a nossa circulação fica mais lenta e temos mais dificuldade para absorver a água do organismo”, explica. Portanto, aos que trabalham sentados, é preciso movimentar as pernas e fazer pequenos alongamentos, para que o desconforto no final do dia seja menor.

Como se livrar da retenção de líquido

Ao contrário do que muitos pensam, ingerir líquidos não piora o problema. A nutricionista afirma que beber água é fundamental, seguindo a recomendação de 35 ml/kg/dia. “A desidratação é um dos fatores que podem estimular o aparecimento do problema. Por isso, quanto mais água você ingerir, mais toxinas irá eliminar pela urina”, aconselha.

Além dessa dica valiosa, é fundamental a atenção à dieta, pois algumas opções podem aumentar o inchaço. “Ao consumir alimentos ricos em sal, como embutidos, enlatados, queijos amarelos, molho tipo shoyu, ultraprocessados e fast foods, o organismo precisa reter mais água para que seja possível fazer a diluição desse mineral. Então, o corpo não deixa a água ir embora por conta do acúmulo de sal”, revela a especialista.

Por outro lado, alimentos probióticos, como os iogurtes, são eficientes, pois os microorganismos vivos tornam a flora intestinal mais saudável, além de ajudar a absorver melhor os nutrientes e diminuir o inchaço. Cintya também recomenda frutas com alto poder diurético, pois elas possuem em comum uma boa quantidade de nutrientes que facilitam a eliminação de líquidos. 

“Melancia, melão, abacaxi e pera são alguns exemplos. Seus nutrientes, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e água, juntos, aumentam o fluxo de urina e ajudam a eliminar toxinas com a renovação de líquidos corporais”, destaca a nutricionista.

Advertisement

Você também vai gostar

Beleza

As mulheres também sofrem com a alopecia, conhecida como calvície. E, assim como os homens, o transplante capilar pode solucionar o problema

Alimentação

Uma série de fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher o chocolate certo para a Páscoa. Saiba como não errar

Notícias

Cariúcha precisou se afastar do Fofocalizando, do SBT, para fazer uma retirada de emergência dos miomas. Entenda o caso

Câncer

A princesa de Gales Kate Middleton reapareceu na mídia ao divulgar um diagnóstico de câncer, descoberto após cirurgia no abdômen