Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Influencer tem inflamação na córnea após usar cera para cabelo; entenda

Corredora utilizou cera de cabelo para fazer tranças e, após transpirar, o produto atingiu os olhos causando uma inflamação na córnea

Influencer tem inflamação na córnea após usar cera para cabelo; entenda
Influencer tem inflamação na córnea após usar cera para cabelo; entenda - Foto: Reprodução Instagram (@bruna.ianhez)

A influencer fitness Bruna Ianhez publicou um vídeo em seu Instagram sobre o risco de utilizar produtos químicos no cabelo. Bruna utilizou uma cera capilar e, no dia seguinte, correu 22 km. Por conta da transpiração, o produto escorreu para os seus olhos, causando uma inflamação na córnea. Segundo ela, seu quadro se tratava de uma ceratite ocular leve.

De acordo com a Dra. Mayra Neves de Melo, oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos, ao usar produtos químicos no cabelo ou na região dos olhos e transpirar, há o risco da substância entrar em contato com os olhos, causando diversos danos. A especialista cita, por exemplo, irritação, inflamação, conjuntivite química e até ceratite, como é o caso de Bruna.

Por isso, a médica recomenda pesquisar pelos produtos no site da Anvisa, onde há a relação  das pomadas proibidas e dos produtos que devem ser evitados de composição.

Além disso, é indicado utilizar faixas para fazer uma barreira mecânica, o que impede que o suor desça para os olhos.

Inflamação na córnea

Conforme a especialista, os primeiros sintomas de inflamação da córnea são sensação de prurido, irritação, lacrimejamento, sensibilidade à luz e dor. “No começo desses sintomas, é preciso fazer uma lavagem copiosa, tirar o estímulo que está causando essa irritação e procurar um oftalmologista o quanto antes para poder identificar o dano que teve, o grau do acometimento e iniciar o tratamento precoce”, recomenda.

A profissional explica que a inflamação na córnea é causada pela agressão aos olhos. Isto é, tanto pelo produto químico ou pela própria agressão mecânica que fazemos ao coçar a região, tentando se defender do incômodo. 

“É como se fosse uma perda da camada superficial da córnea, que é o chamado de ceratite. E, na verdade, qualquer maquiagem que entre em contato com os olhos pode causar o problema”, alerta.

Para quem pratica exercícios físicos a dica é ainda mais importante. “Sempre que for correr, praticar uma atividade física intensa, evite o uso de pomadas e outros produtos químicos no cabelo. Utilize no máximo um óleo para hidratação. Além disso, tente usar uma barreira, como uma toalha nos olhos”, diz a oftalmologista.

Risco de perder a visão

Bruna mencionou no vídeo que poderia ter perdido a visão caso seu quadro fosse mais grave. Segundo a Dra. Mayra, esse risco existe, ainda que seja baixo. “Caso tenha uma infecção secundária, caso não haja um tratamento, pode causar uma úlcera, uma perfuração e a visão prejudicada. Assim, causa uma lesão permanente com a cicatriz na córnea e, com isso, o paciente fica com uma visão bem prejudicada”, finaliza a especialista.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Também conhecida como hipertensão, a pressão alta atinge 32,5% da população adulta brasileira, o que representa 36 milhões de pessoas. Além disso, mais de...

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar