Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Lavagem nasal diária é essencial no inverno; entenda

Clima característico do inverno é propício para o surgimento de uma série de doenças respiratórias, que podem ser evitadas com a lavagem nasal

Lavagem nasal diária é essencial durante o inverno; entenda
Lavagem nasal diária é essencial durante o inverno; entenda - Foto: Shutterstock

Por conta das baixas temperaturas e clima seco, o inverno é uma estação que exige atenção redobrada com a saúde respiratória. Nesse contexto, a lavagem nasal deve ser encarada assim como qualquer outro ato de autocuidado, como escovar os dentes todos os dias, por exemplo. Isso porque ela é essencial para garantir uma respiração saudável e prevenir doenças respiratórias.

A estação mais fria do ano impõe condições desafiadoras ao sistema respiratório, tornando-o mais vulnerável a irritações e infecções. A umidade reduzida resseca as vias nasais, predispondo-as a problemas respiratórios. Além disso, a propagação de vírus e bactérias é mais frequente nessa estação. 

“O inverno e suas características de tempo seco, essa prática se torna ainda mais crucial para enfrentar as enfermidades que tendem a se agravar nesta estação. Seria como escovar diariamente os dentes para evitar problemas como cáries”, afirma o médico otorrinolaringologista Dr. Mohamad Saada.

A lavagem nasal é especialmente útil para aqueles que lutam contra os incômodos sintomas de sinusites e rinites, como congestão nasal, coriza persistente, espirros intermináveis e dores de cabeça. Essa prática, muitas vezes subestimada, revelou-se uma solução fundamental para combater e prevenir crises dessas condições respiratórias. 

As enfermidades respiratórias, tais como resfriados, sinusites, rinites e até mesmo a temida gripe, apresentam maior incidência durante o inverno. Com o tempo seco e temperaturas baixas, as vias respiratórias ficam mais suscetíveis a infecções e inflamações.

Além disso, o ambiente propício à propagação de vírus e bactérias exige uma atenção redobrada. “Ao estabelecer a prática de lavar o nariz diariamente, podemos prevenir tais doenças, eliminando as impurezas acumuladas e mantendo as vias respiratórias saudáveis”, completa o otorrino.

Qual a lavagem nasal mais adequada?

No arsenal de cuidados respiratórios, o método de lavagem nasal de alto volume se mostrou uma ferramenta poderosa. Diferente dos métodos tradicionais que utilizavam baixos volumes de solução salina, essa abordagem proporciona uma limpeza mais minuciosa e efetiva, eliminando impurezas, alérgenos e bactérias que se acumulam nas vias respiratórias.

Cuidar das vias respiratórias é um aspecto que não pode ser negligenciado. Assim como escovar os dentes, a lavagem nasal diária deve se tornar um hábito indispensável para manter uma respiração saudável. Com a chegada do inverno e as condições adversas de tempo seco, é o momento oportuno para adotar o método de lavagem nasal de alto volume, combatendo as doenças respiratórias.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse