Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Meias de compressão: para quem indicadas e para que servem

Elas podem ajudar nos exercícios físicos ou evitar uma trombose. Saiba quando e como fazer o uso das meias de compressão

Meias de compressão: para quem são indicadas e para que servem
Meias de compressão: para quem são indicadas e para que servem - Foto: Shutterstock

As meias de compressão são verdadeiras aliadas de pacientes com problemas no sistema circulatório. Isso porque elas fornecem um gradiente de pressão ao longo do comprimento do tecido, contribuindo para o fluxo sanguíneo no interior das veias. Assim, melhora as circulações venosa e linfática e o retorno venoso. Quem explica é a Dra. Cristienne Souza, médica cirurgiã vascular da Venous.

Funções e benefícios das meias de compressão

“As meias podem ser usadas no dia a dia para oferecer conforto e alívio de sintomas circulatórios, como dor e inchaço. Também é uma possível usá-las durante os exercícios físicos para melhorar o rendimento muscular. Além disso, são um ótimo recurso para evitar tromboses em pacientes que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos ou pessoas que farão viagens longas”, revela a especialista.

De acordo com a médica, o mecanismo pelo qual a compressão produz os benefícios para a circulação é multifatorial, sendo os principais:

  • Melhora a circulação venosa, pois aumenta a velocidade do fluxo venoso profundo e o retorno venoso;
  • Melhora o fluxo linfático e a microcirculação cutânea;
  • Diminui a pressão dentro das veias durante a caminhada.

Para quem é indicado

Conforme a cirurgiã vascular, diversos tipos de pacientes podem se beneficiar com o uso da compressão elástica. Cristienne aponta, sobretudo:

  • Pessoas com sintomas de dor, peso, cansaço e edema nas pernas;
  • Portadores de varizes e insuficiência venosa crônica;
  • Pacientes com feridas/úlceras venosas em membros inferiores;
  • Pessoas com alterações da circulação linfática;
  • Pacientes com história pessoal de trombose venosa ou ainda como recurso para prevenção de trombose;
  • Indivíduos que passam longos períodos em pé ou sentados. 

Além disso, seu uso também é indicado para pessoas que farão viagens longas (acima de 4 horas). OU ainda para indivíduos submetidos a procedimentos cirúrgicos grandes e/ou internação prolongada. O intuito é evitar eventos tromboembólicos, destaca a médica.

“As meias de compressão são uma forma de tratamento para uma variedade de doenças e sintomas venosos. Existem vários tipos de meias e níveis de compressão, sendo que cada tipo servirá de acordo com cada caso”, diz a profissional.

Portanto, Cristienne destaca a importância da avaliação e prescrição médica, para que os benéficos sejam alcançados e para evitar complicações decorrentes de uso inadequado. “Sempre procure orientação médica antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Cuide bem da sua saúde e viva com qualidade”, ressalta.

Contraindicação

A Dra. Cristienne adverte que indivíduos com doença na circulação arterial devido à obstrução severa não devem fazer uso das meias de compressão. Isso porque elas podem piorar o aporte sanguíneo para o membro e desencadear uma isquemia. “Além disso, pessoas com infecção aguda de pele, por exemplo celulite e erisipela, devem ter a infecção tratada antes de iniciar o uso da meia”, acrescenta.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Pesquisa do Insper revelou que as mulheres estão dando à luz antes do tempo ideal, o que coloca em risco a saúde do bebê

Emagrecer

Perder peso no inverno não costuma ser uma tarefa fácil, mas a ingestão de alimentos termogênicos pode acelerar o processo

Doenças

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais doenças que atingem o sistema nervoso, levando a graves complicações de saúde

Beleza

Regiões como braços, abdômen e coxas frequentemente são marcadas pela flacidez, mas tecnologia pode corrigir imperfeições