A preferência por cílios longos e volumosos já é tendência há algum tempo, o que incentiva muitas mulheres a recorrerem aos fios postiços. No entanto, o uso incorreto coloca a saúde ocular em sério risco – como no caso da atriz Regina Casé, que perdeu a visão por dois dias.
Mas isso não quer dizer que você deva abandonar o uso dos cílios postiços. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Burnier de Campinas (SP), embora seja frequente nos consultórios mulheres com alterações nos olhos causadas por cílios postiços, o problema está na seleção e uso incorretos.
Levantamento mostra danos causados pelos cílios postiços
É o que mostram os prontuários de 180 mulheres atendidas em 2023 pelo hospital com problemas nos olhos causados pelo uso incorreto de cílios. As alterações diagnosticadas foram:
Alergia em 25% ou 45 mulheres, decorrente da falta de teste pelas pacientes de sensibilidade à fórmula da cola que pode conter ingredientes que causam irritação nos olhos, como formaldeído ou outros ingredientes químicos. “Algumas pessoas podem ser alérgicas a esses componentes, o que pode resultar em vermelhidão, coceira, inchaço ou lacrimejamento”, explica o oftalmologista.
Ceratite (inflamação na córnea) ocorreu em 20% ou 36 mulheres em que a cola entrou diretamente nos olhos. Queiroz Neto afirma que córnea é bastante inervada e por isso quando entra em contato com substâncias tóxicas, causa dor intensa, visão embaçada e em casos mais graves queda da acuidade visual. Por isso, o oftalmologista recomenda lavar imediatamente os olhos com água abundante para eliminar todo resíduo de cola do olho e evitar danos maiores
Conjuntivite tóxica em 30% ou 54 mulheres, causada pela da aplicação incorreta dos cílios postiços e penetração da cola nos olhos que em contato com a conjuntiva causa sua inflamação. Os sintomas são vermelhidão, coceira, pálpebras inchadas e secreção aquosa nos olhos.
Olho seco em 15% ou 27 mulheres, ocasionado pelo uso frequente de cílios postiços pesados demais e detritos de cola interferem na produção de lágrimas obstruindo as glândulas na base dos cílios e na borda das pálpebras que produzem a lágrima.
Queda de cílios em 10% ou 18 mulheres, causada pelo uso de cílios muito volumosos que por serem muito pesados enfraquece o bulbo dos fios naturais e provoca sua queda
Prevenindo qualquer problema
Para prevenir danos aos olhos, o oftalmologista recomenda optar por cola hipoalergênica. Além disso, é importante ler o rótulo antes de comprar e descartar as fórmulas que contêm formaldeído, ingrediente conhecido por causar alergia.
“Antes de usar, também deve ser feito o teste de patch que consiste na aplicação de uma pequena quantidade de cola em uma área discreta da pele, como, por exemplo, atrás da orelha, no pulso ou dobra do braço”, ressalta. Não ocorrendo reação em 48 horas, a cola pode ser utilizada na fixação dos cílios postiços.
Como colocar e tirar os cílios postiços
O oftalmologista ensina o passo a passo para evitar que a cola penetre em seus olhos durante a fixação. Confira:
- Retire os cílios da embalagem com uma pinça ou usando os dedos;
- Se necessário, ajuste o comprimento com uma tesoura;
- Aplique a cola na base dos cílios postiços;
- Aguarde alguns segundos para que a cola comece a ficar pegajosa;
- Posicione os cílios postiços o mais próximo possível da borda da linha dos cílios.
Caso a cola penetre em seus olhos, retire os cílios imediatamente e lave seus olhos abundantemente com água fria. Não desaparecendo o desconforto consulte um oftalmologista imediatamente.
O médico também revela como remover os cílios postiços sem danificar os fios naturais:
- Aplique removedor de maquiagem na base dos cílios com um cotonete;
- Segure suavemente a ponta dos cílios postiços e puxe-os da borda externa para a interna – nunca puxe os cílios para cima;
- Limpe a cola residual.
Queiroz Neto recomenda que, por mais que você goste de usar cílios postiços diariamente, é importante dar um tempo para fortalecer seus cílios naturais.