Connect with us

O que você está procurando?

Saúde da Mulher

Praticar exercícios no período menstrual alivia sintomas da cólica

Ginecologista atribui benefícios à liberação de hormônios como serotonina e dopamina. Entenda qual o impacto no organismo

Praticar exercícios no período menstrual alivia sintomas da cólica
Praticar exercícios no período menstrual alivia sintomas da cólica - Foto: Shutterstock

Pelo menos 70% das mulheres em idade reprodutiva sofrem com os desconfortos da cólica menstrual, apontou uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM). Além das dores, há ainda a sensação de inchaço, maior sensibilidade em algumas áreas do corpo e fadiga. No entanto, manter o hábito de praticar exercícios mesmo nesse período é saudável e contribui para a melhora dos sintomas.

De acordo com o médico ginecologista Dr. Patrick Bellelis, colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-USP), o exercício físico nesta fase tem efeitos benéficos, e deve ser praticado já no período que antecede o ciclo.

Benefícios dos exercícios físicos para o período menstrual

O ginecologista recomenda exercícios aeróbicos como natação, caminhada, corrida e ciclismo. “Eles podem ajudar a aliviar a dor, superar sintomas como depressão e fadiga, e reduzem a retenção de água e o inchaço, o que é muito comum e desconfortável”, explica o especialista.

Além disso, exercitar-se durante a menstruação mantém a mulher ativa durante todo o dia e combate a vontade de estar deitada. “O esporte melhora a circulação sanguínea em todos os músculos do corpo e os enriquece com oxigênio e nutrientes. Isso melhora a capacidade do músculo de liberar mais energia”, afirma. 

As mudanças hormonais do período menstrual também podem causar problemas no estado de espírito, o que adiciona mais um motivo à lista de razões para praticar exercícios físicos. Isso porque é comprovado que a realização de exercícios de baixa ou média intensidade melhora muito o humor, argumenta o Dr. Patrick Bellelis.

A princípio, pode parecer difícil começar a praticar exercícios nessas condições, mas o médico afirma que basta um pequeno empurrão e o resto se seguirá. “Como a atividade física diminui os hormônios como o cortisol e aumenta outros como a serotonina e a dopamina. Por isso, em pouco tempo é possível notar a sensação de bem-estar e fica mais fácil seguir”, destaca.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Ainda que muitas pessoas usem o cotonete para limpar os ouvidos, é comum ver alertas sobre os riscos do produto para a audição

Saúde Mental

Ranking The Mental State of the World apontou o Brasil como um dos cinco países com pior taxa de saúde mental do globo

Doenças

Jornalista esteve presente no primeiro episódio do podcast Escrito nas Estrelas, apresentado por João Bidu

Beleza

A queda na umidade e o aumento dos ventos do outono representam desafios para manter um cabelo bonito e saudável