A saburra lingual é uma massa composta de células descamadas da boca, bactérias, muco da saliva e restos alimentares. Esses microrganismos aderem à superfície da língua, geralmente como sintoma de certas doenças. Ela é responsável por grande parte dos tipos de halitose, e se caracteriza por deixar a língua branca, um aspecto que pode se tornar bastante incômodo.
Segundo a Dra. Ilana Marques, odontopediatra, a saburra normal se forma sempre que nos alimentamos. “A forma de eliminá-la é por meio da limpeza da língua que pode ser por meio de limpadores próprios para língua, chamados raspadores de língua. Existem também escovas específicas para língua e até mesmo pastas próprias para a língua. O tipo de língua também influencia em um acúmulo maior ou menor de saburra”, explica.
O que pode causar a língua branca?
No entanto, a língua branca também pode indicar algum problema de saúde. “Quando a saburra não consegue ser removida com a escova ou com o raspador de língua, grande chance que a saburra esteja com fungos e seja candidíase bucal”, destaca a especialista.
Se for candidíase, pode ser um sinal de baixa imunidade e até de outras doenças que podem baixar a imunidade. É o caso, por exemplo, de HIV e câncer, adverte a odontopediatra. Portanto, nesse caso, é necessário realizar um tratamento específico além da higienização.
Ilana acrescenta que a saburra lingual provoca um hálito bem ruim, prejudicando as relações interpessoais das pessoas que sofrem com o problema. “Por isso, é muito importante buscar ajuda caso não consiga resolver apenas com essas dicas”, afirma.