Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Sensação de zumbido no ouvido? Saiba as causas

Ouvir um zumbido no ouvido é bastante comum, mas pode indicar algo sério. Veja quais as possíveis causas para o problema

Sensação de zumbido no ouvido? Saiba as causas
Sensação de zumbido no ouvido? Saiba as causas - Foto: Shutterstock

A sensação de ter um zumbido no ouvido pode ser bastante desafiadora, principalmente para quem lida com o problema de forma constante. O desconforto afeta pessoas de todas as idades, e se caracteriza pela percepção de sons sem uma fonte externa correspondente – ou seja, “do nada”.

De acordo com a fono e audiologista Ariane Gonçalves, especialista em audição da clínica AudioFisa, esses sons podem variar de um zumbido suave a um zumbido mais alto e perturbador. “Compreender as causas subjacentes, os sintomas associados, as opções de tratamento e as estratégias para lidar com o zumbido é essencial para quem vive com essa condição”, destaca.

Causas para o zumbido no ouvido

Segundo a especialista, o zumbido no ouvido pode ser desencadeado por uma variedade de fatores. Ela cita, por exemplo, exposição a ruídos altos, lesões no ouvido, infecções, distúrbios circulatórios, distúrbios neurológicos, efeito colateral de medicamentos e até mesmo estresse e ansiedade. 

“Em muitos casos, a causa específica do zumbido pode ser difícil de determinar, tornando o diagnóstico e o tratamento desafiadores”, afirma. Em resumo, trata-se de uma condição comum que pode ter uma variedade de causas e impactar significativamente a qualidade de vida.

Sintomas associados

O sintoma mais evidente do zumbido é a percepção de sons que não têm uma origem externa. “Esses sons podem ser contínuos ou intermitentes e variam em intensidade e tonalidade”, explica Ariane. 

Além disso, o zumbido no ouvido pode estar associado a outros sintomas, como tontura, perda de audição, sensação de pressão no ouvido e desconforto geral.

Existe tratamento?

É possível tratar o zumbido no ouvido. No entanto, é importante primeiro identificar a causa do problema – isto é, quando dá para identificar. 

“Se o zumbido for causado por uma condição médica subjacente, como uma infecção ou problema circulatório, o tratamento dessa condição pode ajudar a aliviar os sintomas do zumbido”, exemplifica a especialista. 

No entanto, em muitos casos, não há uma causa específica identificável, e o tratamento se concentra em gerenciar os sintomas. “Isso pode incluir terapias sonoras, como o uso de dispositivos que emitem ruído branco para mascarar o zumbido, terapia cognitivo-comportamental para ajudar a mudar a percepção e reação ao zumbido, e técnicas de relaxamento para reduzir o estresse associado”, aponta.

Dentre as estratégias que podem ajudar a reduzir o impacto do problema na qualidade de vida, Ariane faz algumas recomendações:

  • Evitar a exposição a ruídos altos sempre que possível;
  • Reduzir o estresse por meio de técnicas de relaxamento, como meditação e yoga;
  • Manter uma dieta saudável e equilibrada;
  • Procurar apoio emocional de amigos, familiares e profissionais de saúde. 

“Além disso, buscar informações e educação sobre o zumbido pode ajudar a desenvolver uma compreensão mais completa da condição e suas possíveis causas e tratamentos”, conclui a fono e audiologista.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Mental

O Concurso Nacional Unificado (CNU) ocorre no próximo domingo (05/05) e contará com a participação de mais de 2 milhões de candidatos

Doenças

A Doença de Fabry é uma condição genética rara que se manifesta através de lesões por todo o corpo, inclusive nos rins, olhos e...

Doenças

A vacina da gripe é a principal forma de prevenir a doença. Entenda alguns mitos sobre o imunizante esclarecidos por especialistas

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC