Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Mental

É preciso esvaziar a mente? O que não te contaram sobre meditação

Meditar não é tão fácil quanto parece, ao menos quando se acredita em tudo o que se vê por aí. Veja o segredo de uma meditação adequada

É preciso esvaziar a mente? O que não te contaram sobre meditação
É preciso esvaziar a mente? O que não te contaram sobre meditação - Foto: Shutterstock

Todo comecinho de ano traz um estímulo natural para enxergar a vida com outras perspectivas, com mais equilíbrio e foco na saúde e bem-estar. E, nesse contexto, uma forma de estar bem consigo mesmo e ter clareza nos pensamentos é praticar yoga regularmente, mais especificamente a meditação.

“O yoga é uma prática muito vasta que engloba diversos aspectos, como as posturas físicas, exercícios de respiração e meditação. Esta última possui um especial efeito quando se trata de redirecionamento dos hábitos de vida”, explica a professora de yoga Bruna Tiboni Kaiut.

No entanto, meditar não é uma tarefa tão simples. Ao menos, os mitos e desinformações que cercam a prática tornam ela muito mais difícil do que poderia ser. Por isso, a meditação guiada pode ser uma boa saída para quem está começando.

Meditação guiada

“A meditação guiada é feita pelo aluno através de alguns comandos dados pelo instrutor. Isso também pode ser feito sozinho conforme ganha-se prática”, diz Bruna, que é especializada no método Kaiut Yoga.

“No método, o foco da meditação é a busca de uma reconexão entre mente e corpo e regulação do sistema nervoso, o que afasta ansiedade e estresse, que podem interferir na clareza de pensamento de definição de metas para o ano novo, por exemplo”, afirma a professora.

Os primeiros passos da meditação

Para meditar é preciso estar em um local calmo, preferencialmente sentar-se com a coluna relaxada e com uma respiração consciente, o que também pode-se aprender com os ensinamentos do yoga.

“Depois, ocorre a busca da autoconsciência através do relaxamento. Isto é, sentir suas emoções e clarear a mente, que pode sofrer variações de acordo com o objetivo pelo qual se medita, podendo também ser associada às posições do yoga”, explica Bruna.

O erro mais comum ao meditar

Para a professora de yoga, a busca exclusiva por afastar pensamentos durante a meditação é o principal erro dos iniciantes na prática. “É comum observarmos muitas pessoas que começam a meditar e durante a prática tentam manter a mente absolutamente limpa, afastando qualquer tipo de pensamento, isso não traz tantos benefícios práticos”, revela.


“O mais importante é saber lidar com seus pensamentos e decidir os que merecem maior atenção. Isso permite, por exemplo, reprogramar seu padrão de pensamento e afastar reações negativas que surgem no dia a dia e podem desencadear situações de estresse, ansiedade, procrastinação, entre outros”, afirma.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação