Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Tosse: entenda o que pode estar te fazendo tossir

Médica otorrino explica que existem diferentes causas para a tosse e que ela é apenas um mecanismo de defesa, mas exige atenção

Tosse: entenda o que pode estar te fazendo tossir
Tosse: entenda o que pode estar te fazendo tossir - Foto: Shutterstock

O tempo seco e a mudança brusca de temperatura hora ou outra vão resultar em uma doença respiratória. E, não importa qual seja a condição, muitas vezes a tosse vai estar presente entre os sintomas. As causas são inúmeras e podem variar de um simples resfriado até doenças mais complexas, como tuberculose, pneumonia, problemas cardíacos, alergias, entre outras. 

Segundo a otorrinolaringologista, Dra. Renata Moura, a tosse aguda é um mecanismo de defesa e, se isso acontece, é porque algo está incomodando a região da garganta. Sua função é limpar nossas vias aéreas, protegendo os pulmões de materiais e partículas inaladas. Ou seja, a tosse não é um problema em si, mas ela pode ter relação com alguma doença que precisa de tratamento. 

Causas da tosse

“Essa tosse pode estar associada a um quadro respiratório que, por sua vez, pode ser resultado de uma rinite, de uma sinusite, de asma, bronquite, laringotraqueíte ou estar relacionada também ao refluxo”, explica. Os tipos de tosse variam consideravelmente e costumam causar muito desconforto.

Conforme a especialista, existe a tosse psicogênica, isto é, de causa emocional. Nesse caso, a pessoa fica tossindo como se fosse um tique nervoso compulsivo. O quadro é muito comum em crianças e não possui nenhuma relação com problemas das vias respiratórias, mas sim com questões emocionais. 

Além disso, Renata lembra da tosse crônica, diagnosticada assim a partir do momento em que você não descobre sua causa e não a trata adequadamente. “No caso de tosse que permanece por mais de dois meses, é necessário procurar um médico para avaliá-la. Existem casos mais graves em que pode sair secreção ou até sangue”, alerta a médica.

Segundo ela, isso ocorre porque a região respiratória pode estar muito inflamada e, junto com a tosse, um vaso pode se romper e vir sangue. E há ainda aquela tosse forte que pode até mesmo forçar os músculos, provocando dores nas costelas ou prejudicando o sono da pessoa. 

No vídeo abaixo, explicamos também a diferença entre tosse comum e tuberculose:

Renata complementa que, se acabar um um quadro gripal ou viral e a tosse persistir, é preciso procurar um médico para avaliar o caso e nunca se automedicar com xaropes sem prescrição médica.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Colocado através de cirurgia, o implante coclear é indicado para pacientes com perda auditiva severa à profunda

Notícias

Compressões na coluna vertebral podem pode afetar a funcionalidade dos nervos, levando a sensação de formigamento nas mãos e nos dedos

Doenças

A sarcopenia diminui a massa muscular, a força e, com isso, a qualidade de vida de pessoas idosas - especialmente as sedentárias

Doenças

Casos de AVC e infarto aumentam entre 20% e 30% respectivamente durante o clima frio. Veja como se proteger no inverno