Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Setembro Safira: saiba como utilizar lentes de contato corretamente

O uso incorreto de lentes de contato pode acarretar em infecções oculares e levar à perda da visão e do globo ocular

Setembro Safira: saiba como usar lentes de contato corretamente
Setembro Safira: saiba como usar lentes de contato corretamente - Foto: Shutterstock

Estamos no Setembro Safira, campanha nacional de conscientização sobre o correto uso das lentes de contato. Os principais pilares da campanha são as boas práticas de higiene no manuseio das lentes e a conscientização sobre os riscos de infecções oculares associadas ao mau uso das lentes.

Além disso, a campanha destaca a importância do acompanhamento pelo médico oftalmologista na indicação, adaptação e uso das lentes de contato, aponta a Dra. Isadora Meyer, oftalmologista do Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC).

“Os principais riscos do mau uso das lentes são o desenvolvimento a intolerância às lentes, por conta de alergias e de ressecamento da superfície ocular. E, o mais temido, o risco de infecções, que podem vir a ser graves, com perda da visão e até do globo ocular”, adverte a médica.

Como utilizar lentes de contato corretamente?

Segundo a especialista, as principais dicas para o uso correto das lentes de contato são que elas se adaptem ao paciente e tenham indicação e acompanhamento de um médico oftalmologista. Além disso, é importante que seu uso sempre acompanhe de hábitos de higiene adequados. Dentre eles, os mais importantes são mãos limpas para manusear as lentes e estojo de armazenamento das lentes sempre limpo.

Mais que uma substituta dos óculos

Isadora destaca ainda que as lentes de contato não são apenas uma substituição aos óculos. “Em determinadas situações, como em casos de altos graus, as lentes oferecem qualidade de visão melhor do que os óculos. Em outros, como em casos de ceratocone moderado ou avançado, os óculos não conseguem corrigir bem a visão. Enquanto uma adequada adaptação de lentes de contato feitas pelo médico oftalmologista pode oferecer visão normal aos portadores dessa doença”, afirma.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Mental

Psicóloga explica que diferentes métodos podem ser combinados para tratar o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Veja quais são

Emagrecer

O o treinador e assessor esportivo Leandro Twin ensina três truques para quem deseja ganhar massa muscular e perder gordura simultaneamente

Saúde Mental

Muito associada a adultos, a bipolaridade também pode acometer crianças. Saiba como identificar possíveis sinais nos pequenos

Alimentação

Parar de consumir refrigerante é uma das medidas comumente adotadas por quem quer cuidar melhor da saúde