Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Surdez: 10 milhões de pessoas possuem algum grau de perda auditiva

Especialista explica a importância do diagnóstico precoce para os problemas de audição e como eles impactam na comunicação

surdez
A perda auditiva pode ser causada por vários fatores e atingir diferentes graus / Foto: Shutterstock

A audição se constitui por um sistema de canais que são os responsáveis por conduzir o som até o ouvido interno. Lá, as ondas sonoras se transformam em estímulos elétricos que são enviados para o cérebro, órgão que identifica aquilo que se ouve. Um dos maiores e mais recorrentes problemas que acometem a audição é a surdez, que se caracteriza pela impossibilidade ou dificuldade auditiva

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira apresenta algum grau de surdez. Isso significa que 10 milhões de pessoas no país se afetam pela condição, das quais 2,7 milhões convivem com surdez profunda, sendo incapazes de ouvir qualquer som. 

A perda da audição pode ter diversas causas e se manifestar de formas diferentes. Por isso, pode se classificar de duas maneiras principais:

  • Congênita: quando a condição está presente desde o nascimento. Isso se deve a fatores genéticos, complicações durante a gravidez, infecções ou uso de medicamentos maternos.
  • Adquirida: quando a perda auditiva surge ao longo da vida e decorre de fatores ambientais. É o caso de exposições prolongadas a ruídos e infecções. 

A audiologista Ariane Gonçalves, explica que a surdez integra a diversidade humana e não deve ser vista como um fator limitante. “A surdez não é apenas uma deficiência, mas uma maneira diferente de viver e se comunicar. É fundamental que todos estejam abertos à inclusão, promovendo acesso à educação, saúde e oportunidades para essas pessoas”.

Causas da surdez

Exposição a ruídos: se expor regularmente a sons altos pode danificar as células do ouvido interno.

Infecções no ouvido: a otite média é uma causa frequente de perda auditiva em crianças, podendo danificar a estrutura auditiva.

Envelhecimento: a perda da audição que se relaciona à idade por conta da degeneração natural das células auditivas ao longo dos anos.

Doenças: algumas outras doenças podem afetar a circulação do sangue, prejudicando o ouvido interno.  

A especialista finaliza ressaltando que o diagnóstico precoce da surdez e a triagem da audição são fundamentais para garantir intervenções eficazes. “A identificação precoce permite tratamentos que podem mudar a qualidade de vida, com opções como aparelhos auditivos e implantes que oferecem a reabilitação necessária para muitas pessoas”, conclui.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde da Mulher

A candidíase é bastante comum, mas pode mascarar uma série de problemas de saúde. Veja o que pode desencadear o problema

Saúde Mental

Especialista dá dicas de como lidar com a síndrome

Câncer

Especialista ressalta a importância dos cuidados diários para manter a saúde da pele e evitar a doença

Saúde Mental

Neurocientista alerta sobre os perigos do autodiagnóstico e do diagnóstico equivocado de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)