Connect with us

O que você está procurando?

Diabetes

Suspeita de diabetes? Saiba os sintomas da doença

Os sintomas incluem fome e sede excessiva, além de vontade frequente de urinar. No entanto, outros sinais diferem o diabetes tipo 1 do tipo 2

Suspeita de diabetes? Saiba os sintomas da doença
Suspeita de diabetes? Saiba os sintomas da doença - Foto: Shutterstock

O diabetes está se tornando cada vez mais recorrente. Recentemente, um levantamento mostrou que a incidência do tipo 2 entre adolescentes e jovens adultos aumentou 56,4%. Outro estudo, feito pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) revelou que os casos da doença triplicaram nas Américas nos últimos 30 anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

O diabetes é uma doença crônica e sem cura, que pode levar a outros problemas de saúde. Por isso, é importante ficar alerta a qualquer alteração do organismo que se encaixe entre os sintomas da doença. Confira:

Sintomas do diabetes

Segundo o Ministério da Saúde, os indícios diferem de acordo com o tipo da doença. No geral, os principais sintomas da condição são fome e sede excessiva. Além disso, o paciente sente vontade de urinar várias vezes ao dia.

No diabetes tipo 1, o paciente também pode sentir:

  • Perda de peso;
  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Mudanças de humor;
  • Náusea e vômito.

Já no diabetes tipo 2, os sintomas acompanham:

  • Formigamento nos pés e mãos;
  • Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
  • Feridas que demoram para cicatrizar;
  • Visão embaçada.

O diabetes tipo 1 é uma doença hereditária, que concentra entre 5% e 10% do total de diabéticos no Brasil. Ele aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também.


O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa deste tipo está diretamente relacionada ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 90% dos pacientes diabéticos no Brasil têm esse tipo.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Colocado através de cirurgia, o implante coclear é indicado para pacientes com perda auditiva severa à profunda

Notícias

Compressões na coluna vertebral podem pode afetar a funcionalidade dos nervos, levando a sensação de formigamento nas mãos e nos dedos

Doenças

A sarcopenia diminui a massa muscular, a força e, com isso, a qualidade de vida de pessoas idosas - especialmente as sedentárias

Doenças

Casos de AVC e infarto aumentam entre 20% e 30% respectivamente durante o clima frio. Veja como se proteger no inverno