Taylor Swift já está em solo brasileiro para realizar os shows da turnê The Eras Tour. A cantora se apresenta no Rio de Janeiro nos dias 17, 18 e 19, e em São Paulo nos dias 24, 25 e 26 de novembro. Vale destacar que o Brasil está enfrentando uma grave onda de calor, o que pode colocar em risco a saúde dos fãs que vão prestigiar a artista. No Rio de Janeiro, por exemplo, os termômetros devem chegar a marcar 42ºC no sábado (18), indica o site ClimaTempo.
Pensando nisso, é indispensável adotar medidas que diminuam os impactos na saúde de ir um show nessas condições. Confira como aproveitar o show da Taylor Swift sem descuidar do bem-estar:
Cuidado especial com crianças
Os cuidados são ainda mais importantes no caso das crianças, já que pessoas a partir de 10 anos de idade estão autorizadas pelo Ministério Público do RJ a ir ao evento – isto é, acompanhadas dos responsáveis.
“É um momento de muita emoção para esse jovem público. Devemos ressaltar os cuidados com a saúde física e mental em momentos como esse. A ansiedade e a euforia estão inevitavelmente presentes, o que deixa o jovem mais intrépido, de maneira que a sua integridade ou do próximo pode vir a ser colocada em risco”, destaca o Dr. Gabriel Farias da Cruz, pediatra especialista em psiquiatria da infância e da adolescência.
Ele lembra dos impactos da forte onda de calor, e por isso recomenda priorizar alimentos leves e não industrializados, além de caprichar na hidratação.
Dicas para aproveitar o show da Taylor Swift sem descuidar do bem-estar
O médico do esporte e nutrólogo Dr. Thiago Viana destaca que, para aproveitar a The Eras Tour da melhor forma, a primeira coisa a se fazer é se certificar de estar bem hidratado, principalmente se o local do show estiver muito quente.
“Além disso, recomendo levar uma garrafinha de água e usar protetor solar se estiver ao ar livre. Outra dica é usar calçados confortáveis para não criar bolhas e evitar possíveis lesões nos pés”, diz o profissional.
O profissional ainda destaca a importância de ter uma alimentação saudável antes do show. Neste momento, é importante focar em frutas, e bons carboidratos, pois o carboidrato vai dar mais energia para aproveitar a apresentação.
Camila Pedrosa, nutricionista especialista em comportamento alimentar, recomenda evitar alimentos pesados e gordurosos, pois eles podem causar desconforto no calor. “Além disso, evite frituras, alimentos muito condimentados e refeições pesadas que dificultem a digestão. Opte por alimentos que ajudam na hidratação, como frutas com alto teor de água (melancia, melão, laranja), saladas, sanduíches leves, evitando molhos como maionese ou iogurte”, diz a profissional.
Thiago também contraindica o consumo de bebidas alcoólicas, uma vez que o álcool é diurético e, portanto, desidrata. Evite ou beba com moderação, recomenda o médico. Vale destacar que o uso de cafeína pode gerar algum desconforto gástrico, ou algum tipo de taquicardia. Portanto, é bom evitar.
O especialista recomenda ainda o uso de roupas leves e de preferência usar boné, protetor solar e óculos de sol. “Sempre observe sinais do seu corpo, como náuseas e tonturas. Ao sentir algum desconforto procure se sentar na sombra e se hidratar. E se não melhorar, procure um centro médico”, destaca.
Foco na hidratação
Falando em hidratação, Camila separou algumas opções que podem ajudar antes e após o show. Confira:
- Água: fundamental para repor os líquidos perdidos pelo suor;
- Água de coco: rica em eletrólitos naturais e ótima para reidratação;
- Sucos naturais: opte por sucos de frutas frescas para obter hidratação e nutrientes;
- Chás gelados: chás de ervas ou frutas geladas são boas opções de hidratação;
- Isotônicos naturais: bebidas isotônicas naturais ou caseiras podem ajudar a repor eletrólitos perdidos pelo suor.