Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Trend no TikTok: por que é perigoso tampar a boca para dormir?

O neurologista Dr. Wanderley Cerqueira de Lima, do Hospital Albert Einstein, alerta sobre os riscos de nova trend no TikTok

Trend no TikTok: por que é perigoso tampar a boca para dormir?
Trend no TikTok: por que é perigoso tampar a boca para dormir? - Foto: Shutterstock

Frequentemente surgem novas tendências no TikTok – a maioria divertida e inofensiva. No entanto, algumas dessas trends apresentam sérios riscos à saúde, como a que ensina a tampar a boca na hora de dormir. 

O método consiste em prender os lábios com fita adesiva antes de se deitar, na tentativa de promover a respiração nasal durante o sono. Embora ela seja considerada a ideal, cobrir a boca impedindo a entrada e saída de ar pode ser um ato bastante nocivo.

Os adeptos afirmam que a prática é uma forma de forçar a respiração nasal durante o sono. Além disso, seria um meio de obter benefícios como um sono mais profundo e restaurador, mais energia durante o dia e conseguir um maxilar mais definido.

Mas não acaba por aí: os perfis prometem até mesmo pele, humor e digestão melhores; além de um melhor funcionamento cerebral, um sistema imunológico mais forte e menos cáries, bem como menos doenças gengivais e mau hálito. No entanto, nada disso tem comprovação científica.

Quais os riscos da nova trend do TikTok?

O neurologista e neurocirurgião do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Wanderley Cerqueira de Lima, explica que não existe a possibilidade de dormir 100% do tempo com a boca fechada. “Isso acontece com a respiração e com toda a musculatura da boca e da laringe. Na movimentação noturna você inspira e expira pelo nariz e pela boca”, explica.

Com a boca tampada, você pode acordar subitamente sem ar durante a noite, interrompendo a continuidade e qualidade do sono. “O importante é você chegar na fase mais profunda do sono, estar bem relaxado e ter um descanso restaurador, com todo o relaxamento que é necessário ou que faz parte do ritmo do sono”, destaca o especialista.

Além disso, ao tampar a boca para dormir, como tem sido feito no TikTok, você pode estar promovendo alterações profundas no seu organismo. “Ao tampar a boca ou atrapalhar a inspiração de alguém, é a mesma coisa que estar respirando dentro de uma caixa fechada. Você vai reter gás carbônico no seu sangue, o que pode alterar toda a sua bioquímica sanguínea”,alerta o médico. 

Ao menos, o próprio organismo consegue se equilibrar, dando sinais de alerta e fazendo você despertar automaticamente. Por fim, o especialista destaca que essa brincadeira foge da natureza fisiológica do nosso corpo, portanto é contraindicada.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Colocado através de cirurgia, o implante coclear é indicado para pacientes com perda auditiva severa à profunda

Notícias

Compressões na coluna vertebral podem pode afetar a funcionalidade dos nervos, levando a sensação de formigamento nas mãos e nos dedos

Doenças

A sarcopenia diminui a massa muscular, a força e, com isso, a qualidade de vida de pessoas idosas - especialmente as sedentárias

Doenças

Casos de AVC e infarto aumentam entre 20% e 30% respectivamente durante o clima frio. Veja como se proteger no inverno