Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Vacinação contra Monkeypox começa nesta 2ª; veja quem pode se vacinar

Imunizantes contra a Monkeypox serão destinados inicialmente para grupos prioritários, além daqueles que tiveram contato com o vírus

Vacinação contra Monkeypox começa nesta 2ª; veja quem pode se vacinar
Vacinação contra Monkeypox começa nesta 2ª; veja quem pode se vacinar - Foto: Shutterstock

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira a distribuição de imunizantes para a campanha de vacinação contra a Monkeypox, ou mpox. A doença anteriormente era chamada de “varíola dos macacos”. 

De acordo com a pasta, o atual cenário epidemiológico da Monkeypox apresenta queda progressiva. Por isso, as pessoas com maior risco de contaminação e evolução para as formas graves da doença terão prioridade para se vacinar.

O Ministério autorizou duas estratégias de vacinação: para a pré e para a pós-exposição. Os grupos prioritários para pré exposição são:

  • Pessoas que vivem com HIV/Aids com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses: homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos;
  • Profissionais que atuam nos laboratórios em contato com o vírus (pré-exposição): pessoas de 18 a 49 anos de idade que trabalham diretamente com Orthopoxvírus [a família do vírus da monkeypox] em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3).

Já a vacinação pós-exposição se aplica a:

  • Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para monkeypox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, o Ministério da Saúde informou que o esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. Por enquanto, a imunização é restrita para uso em adultos com idade igual ou superior a 18 anos. 

O imunizante a ser utilizado no Brasil é o Jynneos, e a empresa responsável é a dinamarquesa Bavarian Nordic. Esse é o mesmo imunizante em utilização nos Estados Unidos e na Europa.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto