Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Vacinação contra Monkeypox começa nesta 2ª; veja quem pode se vacinar

Imunizantes contra a Monkeypox serão destinados inicialmente para grupos prioritários, além daqueles que tiveram contato com o vírus

Vacinação contra Monkeypox começa nesta 2ª; veja quem pode se vacinar
Vacinação contra Monkeypox começa nesta 2ª; veja quem pode se vacinar - Foto: Shutterstock

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira a distribuição de imunizantes para a campanha de vacinação contra a Monkeypox, ou mpox. A doença anteriormente era chamada de “varíola dos macacos”. 

De acordo com a pasta, o atual cenário epidemiológico da Monkeypox apresenta queda progressiva. Por isso, as pessoas com maior risco de contaminação e evolução para as formas graves da doença terão prioridade para se vacinar.

O Ministério autorizou duas estratégias de vacinação: para a pré e para a pós-exposição. Os grupos prioritários para pré exposição são:

  • Pessoas que vivem com HIV/Aids com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses: homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos;
  • Profissionais que atuam nos laboratórios em contato com o vírus (pré-exposição): pessoas de 18 a 49 anos de idade que trabalham diretamente com Orthopoxvírus [a família do vírus da monkeypox] em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3).

Já a vacinação pós-exposição se aplica a:

  • Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para monkeypox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, o Ministério da Saúde informou que o esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. Por enquanto, a imunização é restrita para uso em adultos com idade igual ou superior a 18 anos. 

O imunizante a ser utilizado no Brasil é o Jynneos, e a empresa responsável é a dinamarquesa Bavarian Nordic. Esse é o mesmo imunizante em utilização nos Estados Unidos e na Europa.

Advertisement

Você também vai gostar

Câncer

Hábitos alimentares ruins podem facilitar o desenvolvimento de tumores na região

Doenças

Saiba como identificar a condição e o que ela pode provocar no seu organismo

Doenças

Muitos dos sintomas costumam ser comuns aos dois gêneros, as mulheres porém podem não apresentar todos os sinais de infarto

Saúde Mental

Especialistas explicam como o bem-estar emocional pode afetar a sexualidade, causando até mesmo disfunções sexuais