O mês de junho está entre as épocas mais saborosas do ano graças a Festa Junina e seus pratos típicos. Canjica, pinhão, bolo de fubá e quentão são apenas algumas das muitas delícias que preenchem as mesas de quermesses. Porém, esses e outros alimentos podem ser um gatilho para crises de enxaqueca, principalmente para quem já sofre com o problema.
A médica neurologista especialista em dores de cabeça e enxaqueca, Thaís Villa, salienta que a enxaqueca não é consequência de um alimento específico, mas uma doença neurológica e de causa hereditária.
“Porém, alimentos podem ser gatilhos para crise e até mesmo serem substâncias que pioram a doença na pessoa que já tem enxaqueca”, explica a especialista.
Tem enxaqueca? Veja alimentos para evitar nas Festas Juninas
A neurologista aponta alguns dos pratos típicos que podem ser gatilhos para crises de enxaqueca. Confira:
- Pratos com canela, como curau de milho, bolo com canela, pois o tempero é um estimulante que deixa o cérebro ainda mais excitado;
- Pratos com gengibre, raiz que tem o mesmo efeito da canela;
- Bebidas alcoólicas, como vinho quente e quentão;
- Condimentos de mostarda, que têm cúrcuma na composição, uma substância estimulante que pode piorar o quadro de enxaqueca;
- Chocolate, pois pessoas que sofrem de enxaqueca, em qualquer idade, devem evitar tudo o que vai cacau no preparo.
Como prevenir as crises e ainda aproveitar as comidas típicas?
Segundo a médica, é possível aproveitar as festas desde se evite os alimentos acima, assim como bebidas alcoólicas em qualquer situação.
“Milho, amendoim, pipoca, pamonha sem canela, cachorro quente sem a mostarda… existem muitas opções de alimentos que podem ser consumidos nas festas juninas e que não são gatilhos ou pioradores da enxaqueca. Basta escolher o que comer para curtir as festas com tranquilidade e sem dores”, finaliza a neurologista.