Connect with us

O que você está procurando?

Saúde da Mulher

Xô, infecção! Dicas para ficar longe de problemas íntimos no verão

A saúde íntima da mulher exige mais atenção durante a estação mais quente do ano. Saiba como evitar uma infecção e outros problemas

Xô, infecção! Dicas para ficar longe dos problemas íntimos no verão
Xô, infecção! Dicas para ficar longe dos problemas íntimos no verão - Foto: Shutterstock

O verão é a estação com mais riscos para a saúde íntima feminina. Isso porque as altas temperaturas e as idas à praia ou piscina aumentam as chances de alguns problemas surgirem, como uma infecção. Por isso, o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, aponta alguns cuidados que as mulheres devem ter durante o período mais quente do ano. 

“Ficar com o biquíni molhado ou até mesmo usar roupas sintéticas podem fazer com que os corrimentos se tornem mais recorrentes nessa época do ano”, alerta o médico. Além disso, é imprescindível manter uma higienização adequada e evitar a umidade prolongada na região da vagina, destaca o especialista. “Trocar os biquínis úmidos por secos, apostar em roupas mais leves e ventiladas como saias e vestidos e, principalmente, buscar orientação médica sempre que notar algo errado”, adverte.

Dentre os problemas ginecológicos mais frequentes do verão, o ginecologista destaca a candidíase, a tricomoníase e a vaginose. Felizmente, é possível evitá-las (e também outras condições) com algumas atitudes simples.

6 dicas para evitar infecção e outros problemas íntimos

Não use roupas apertadas

Se puder, evite usar calças apertadas. Prefira utilizar vestidos e saias, além de calcinhas de algodão.

Apare os pelos pubianos

Sempre que possível apare os pelos pubianos, pois isso não só facilita a higienização, como também reduz os odores e a umidade local que favorece fungos, bactérias e vírus.

Não use sabonete comum

Utilize um sabonete específico para a higiene íntima. Após a lavagem externa, use uma toalha higiênica. Além disso, é importante tomar cuidado com o uso regular e descuidado do papel higiênico, que pode causar irritação local. 

Higienize a vagina corretamente

Faça sempre uma higiene íntima após o ato sexual, ao urinar e ao evacuar, com sabonete neutro ou íntimo. Também lembre-se de trocar o absorvente durante a menstruação. 

Atenção ao lavar a roupa íntima

Lave as roupas íntimas com água e sabão e seque-as ao sol. Nunca seque peças íntimas em ambientes fechados e úmidos como banheiros.

Não compartilhe peças íntimas

Jamais compartilhe seus objetos íntimos, como sabonetes, peças íntimas e toalhas, por exemplo. Isso porque o hábito de compartilhar essas peças pode favorecer o surgimento de uma infecção e, assim, de outras doenças.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Também conhecida como hipertensão, a pressão alta atinge 32,5% da população adulta brasileira, o que representa 36 milhões de pessoas. Além disso, mais de...

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar