Escovar e depois usar fio dental? Entenda a ordem correta da higiene bucal

Dentista explica a importância e como seguir a ordem correta para realizar a rotina diária de limpeza da boca

Conheça a ordem correta para realizar a higiene oral
Conheça a ordem correta para realizar a higiene oral - Shutterstock

por Redação SD
Publicado em 25/03/2022 às 14:01
Atualizado às 14:01

Facebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

Ao contrário do que alguns imaginam, as etapas necessárias para manter a higiene bucal em dia vão além da escovação e necessitam, sim, seguir uma ordem correta. O uso de fio dental e de outros produtos são fundamentais para que os dentes permaneçam limpos e, dessa maneira, evitem o aparecimento de infecções e até mesmo doenças mais sérias.

Por isso, com a ajuda do Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor pela USP (Universidade de São Paulo), montamos a ordem correta para realizar a rotina diária de higiene oral e tudo o que você precisa fazer para manter os dentes limpos. Confira:

  1. Bochecho com água. “Esse simples cuidado vai ajudar a remover resíduos maiores antes da escovação, facilitando e potencializando a higienização que será realizada em seguida por uma escova interdental e pela escova convencional”, afirma o especialista.
  2. Escova interdental e fio dental. “Enquanto o fio dental auxilia na remoção de detritos alimentares e pontos de contato muito apertados, a escova interdental realiza a desorganização da placa bacteriana nas irregularidades e depressões interdentais que o fio dental não consegue higienizar”, destaca o Dr. Lewgoy.
  3. Escovação tradicional, com creme dental. “A escova deve ter cerdas ultramacias, já que duras podem desgastar o esmalte de seus dentes e provocar retração gengival. E uma grande quantidade de cerdas, pois, quanto mais cerdas, maior é a eficácia da escovação e menor é o acúmulo de placa bacteriana no dente”, diz.
  4. Limpeza da língua. “A higiene da língua é responsável por evitar o acúmulo de saburra lingual, assim prevenindo o mau hálito e o desenvolvimento de microrganismos que podem ser nocivos para a cavidade oral”, aconselha o especialista.
  5. Finalize enxaguando. Para encerrar a rotina de higiene oral, você ainda pode utilizar um enxaguante bucal. Segundo o dentista, apesar de muitos considerarem essa etapa opcional, ela é fundamental para complementar a escovação, pois previne o desenvolvimento de microrganismos na cavidade oral. “Quando o assunto é enxaguatório oral, deve-se sempre seguir as recomendações do fabricante sobre o modo de uso, evitando o uso contínuo”, finaliza o Dr. Lewgoy.

Leia também