Lucas e Eslô compartilham escova de dentes no BBB e especialista repudia

Ato é diferente de beijar e pode provocar doenças. Entenda o que acontece com quem compartilha escova de dentes

Escova de dentes pode ter vírus e bactérias
Escova de dentes pode ter vírus e bactérias - Reprodução Instagram @bissolilucas

por Redação SD
Publicado em 07/03/2022 às 11:00
Atualizado às 11:00

Facebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

Lucas Bissoli e Eslovênia Marques, além de formarem um casal dentro do BBB 22, chamaram a atenção do público após compartilharem a mesma escova de dentes. O fato aconteceu durante a semana em que Lucas conquistou a liderança do programa.

Deitados no quarto do líder, o casal já estava quase pronto para dormir. Quando Lucas questionou Eslovênia se a sister estava com sua escova de dentes. Ela respondeu que não, pois havia deixado em outro cômodo da casa. Foi então que, em um ato de muito afeto e pouca higiene, Lucas ofereceu a sua própria escova. Eslovênia levantou da cama e aceitou a oferta.

Acostumados a beijarem a boca um do outro, o casal, provavelmente, acreditou que não houvesse nenhum problema em compartilhar a mesma escova de dentes. No entanto, segundo a implantodontista e especialista em odontologia estética, Dra. Rana Saleh, as duas coisas são totalmente diferentes.

“Apesar das pessoas se beijarem constantemente, como é o caso do casal do BBB, Eslovênia e Lucas, nunca é aconselhável o compartilhamento de escovas de dentes, que é um item muito pessoal.  Na verdade, é um ato proibido, que deveria estar bem claro entre um casal, pois a escova de dentes tem a função de promover uma limpeza digamos, mais ‘profunda’ na boca, remover a placa bacteriana e fazer a assepsia geral”, explica.

Segundo a especialista, uma escova de dentes pode estar repleta de micro-organismos como herpes e até mesmo candida albicans, fungo que provoca manchas, dores e outros problemas de saúde.

“Em uma escova de dentes, geralmente, há entre 500 e 1.000 cerdas que têm a função de limpar e remover a placa bacteriana, os resíduos de alimentos presos e escondidos entre os dentes. O que não ocorre no beijo. Então, compartilhar uma escova é muito diferente de compartilhar um beijo. Utilizando a mesma escova, o casal pode promover uma infecção cruzada, levando o problema de lá para cá, e de cá para lá”, completa a dentista.

“É muito importante alertar as pessoas sobre isso, pois a saúde e a higiene bucal são essenciais para o bem-estar do corpo como um todo. Então, não! Não compartilhe nunca sua escova de dentes, nem com seu parceiro, mesmo que estiver apaixonado!”, finaliza a Dra. Saleh.

Leia também