Nariz sangrando? Entenda o que pode ser e como aliviar o problema

Otorrino explica que o sintoma pode indicar a presença de doenças mais graves. Saiba como cuidar do nariz sangrando

Saiba o que fazer se estiver com o nariz sangrando
Saiba o que fazer se estiver com o nariz sangrando - Shutterstock

por Redação SD
Publicado em 14/02/2022 às 08:00
Atualizado às 08:00

Facebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

Ficar com o nariz sangrando, repentinamente, não é algo tão incomum assim. Sobretudo no verão, onde o calor excessivo provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, esse problema pode acontecer – seja pelo aumento da pressão, desidratação ou problemas respiratórios. Mas, se ele persistir por muito tempo, ou acontecer rotineiramente, é melhor ficar atento e procurar uma avaliação médica o quanto antes.

Nariz sangrando pode indicar problema grave

“O sangramento nasal também pode ser um sinal de alerta para tumores, como nasoangiofibromas, pólipos, hemangiomas, entre outros. Eles estão entre as causas menos prevalentes, mas não podem ser descartados”, explica o otorrinolaringologista do Hospital Paulista, Dr. Arnaldo Braga Tamiso.

“Quando os sangramentos nasais acontecem repetidamente, eles não podem ser considerados comuns. Pelo contrário, merecem preocupação e, seja qual for a intensidade, devem ser analisados por um otorrino”, completa.

No entanto, o especialista ressalta que, apesar de indicar a necessidade de investigar mais a fundo cada caso, ter o nariz sangrando, geralmente, não está relacionado à problemas graves de saúde. “Isso acontece porque, no tempo quente, os vasos sanguíneos se dilatam e o problema tende a ocorrer com maior frequência”, explica o médico.

Saiba como aliviar casos repentinos

Em episódios isolados, em que ter o nariz sangrando não é algo rotineiro, basta tomar alguns cuidados para resolver o problema. “Nesses casos, é necessário manter a cabeça sempre posicionada para frente, nunca para trás, para evitar engasgos. O paciente também pode apertar as narinas por dois minutos para ajudar a cessar o sangramento e, ao soltar, colocar gelo por 10 minutos”, recomenda o Dr. Tamiso.

Além disso, para evitar sangramentos no nariz, também é importante cuidar corretamente dele. Principalmente em dias mais quentes e secos. O recomendado é, sempre que possível hidratá-lo com soro fisiológico. E, caso perceba a presença de alguma sujeira ou corpo estranho dentro das narinas, evite cutucar com o dedo ou outro objeto. Opte sempre pela lavagem com água corrente.

Lembre-se, caso o sangramento for intenso ou constante, procure um otorrinolaringologista o quanto antes.

Fonte: Arnaldo Braga Tamiso, otorrinolaringologista do Hospital Paulista.

Leia também