Estresse engorda? 4 dicas para evitar que a mente atrapalhe o emagrecimento

Você não fura a dieta, faz exercícios e, mesmo assim, não consegue perder gordura? Saiba que o estresse engorda e pode ser o culpado

Estresse engorda quando ocorre de maneira crônica
Estresse engorda quando ocorre de maneira crônica - Shutterstock

por Redação SD
Publicado em 17/02/2022 às 16:00
Atualizado às 16:00

Facebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

Sim, o estresse engorda e pode atrapalhar o seu processo de emagrecimento. Ao contrário do que alguns imaginam, não é tão difícil assim encontrar pessoas que praticam atividades físicas regularmente, seguem a dieta à risca e, mesmo assim, não conseguem ter um resultado satisfatório e eliminar gordura corporal.

O grande problema é que, talvez, esses indivíduos não saibam que o estresse engorda e pode sabotar todo o esforço realizado na academia e na cozinha. Segundo a endocrinologista Suzikelli Lisboa Souza, que é especialista em avaliação hormonal e metabólica, isso ocorre porque a saúde mental também interfere em nosso metabolismo.

Dessa maneira, o estresse engorda quando ocorre de maneira crônica e acumulada no organismo. Com isso, as terminações nervosas que estão localizadas no tecido branco adiposo – responsáveis por manter a capacidade de lipólise (quebra das células de gordura) e o bom funcionamento do metabolismo celular do corpo – ficam comprometidas.

Esse problema metabólico ainda provoca um aumento do cortisol e, consequentemente, da gordura visceral, que “significa aumentar a pressão arterial e o risco de diabetes. Quer dizer, uma série de implicações acontece por conta disso”, complementa a médica.

No entanto, com a ajuda da especialista, separamos quatro dicas importantes para emagrecer com saúde e de maneira eficiente. O estresse engorda, mas é possível evitá-lo. Confira:

1 – Faça um lanche saudável. De preferência, comendo algo doce, como uma fruta, por exemplo. A ligação entre cérebro e intestino é comprovada e o doce ajuda a reduzir hormônios que provocam o estresse. Mas, nada de se esbaldar no açúcar. Use ingredientes naturais.

2 – Pratique exercícios divertidos. Eles são importantes para manter a saúde na rotina. No entanto, quando se tornam uma obrigação chata, os benefícios ficam limitados. O recomendado, portanto, é procurar uma atividade que lhe dê prazer.

3 – Busque autoconhecimento. Fazer uma reflexão e entender a razão do estresse é um passo primordial – a curto e longo prazo. Assim, fica mais fácil adquirir perspectiva e tentar resolver o problema, analisando sua real dimensão. Para isso, atividades que estimulam o autoconhecimento, como meditação e terapia psicológica são recomendadas.

4 – Descanse a mente. Ler, acompanhar uma série ou fazer outras atividades – que não tenham ligação com o processo de emagrecimento – também é importante. Mergulhar em outras realidades é fundamental para dar uma pausa na rotina e evitar o estresse.

Fonte:SportLife

Leia também